sábado, 11 de julho de 2020

40 INFORMAÇÕES INUSITADAS E CURIOSIDADES SOBRE A FAMÍLIA REAL BRITÂNICA

Casamento real

Você realmente sabe tudo sobre a Família Real Britânica? Conhece os fatos e as curiosidades sobre os seus membros? Acompanhe o nosso texto e descubra quem é quem e veja um pouco da história dessa família que tem dado muito o que falar na imprensa, inclusive nos tabloides sensacionalistas.

 

A Família Real Britânica pertence a uma dinastia cujo título é Casa Real de Windsor. Portanto, quando alguém falar da Casa de Windsor, estará automaticamente se referindo a ela.

 

A casa de Windsor foi fundada pelo rei George V em julho de 1917. Ela tem como origem a casa alemã Sachsen-Coburgo und Gotha.

 

Nomes completos e títulos dos principais membros da Realeza:

Rainha Elizabeth II – Elizabeth Alexandra Mary

Príncipe Phillip (Duque de Edimburgo) - Philippos Schleswig-Holstein Soenderburg-Glucksburg

Príncipe Charles (Príncipe de Gales) – Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor

Príncipe Andrew (Duque de York) - Andrew Albert Christian Edward

Príncipe Edward (Conde de Wessex) - Edward Antony Richard Louis Mountbatten-Windsor

Princesa Anne (Princesa Real) - Anne Elizabeth Alice Louise

Príncipe William (Duque de Cambridge) – William Arthur Philip Louis

Kate Middleton (duquesa de Cambridge) –  Catherine Elizabeth Middleton

Príncipe Harry – Henry Charles Albert David

Meghan Markle – Rachel Megham Markle

 

A Rainha Elizabeth é casada com o Príncipe Philip. Os filhos do casal são: Charles, Andrew, Edward e Anne. O primeiro na linha sucessória é Charles, Príncipe de Gales. A Rainha Elizabeth e o Príncipe Phillip possuem oito netos, entre eles os príncipes William (William Arthur Philip Louis) e Harry (Henry Charles Albert David), filhos de Charles e da falecida princesa Diana.

 

O príncipe William é casado com Kate Middelton, com quem possui dois filhos: George e Charlotte. Já o príncipe Harry se casará com a atriz norte-americana Meghan Markle.

 

Uma vez que não possuem origem na nobreza, Kate Middleton e Meghan Markle não podem possuir o título de princesas. Kate recebeu o título de duquesa de Cabridge e Meghan, ao se casar do Harry (que será duque de Sussex), receberá o título de duquesa de Sussex.

 

A Rainha Elizabeth é monarca e chefe de Estado da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) e dos seguintes países: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Jamaica, Papua Nova-Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, Bahamas, Granada, Antígua e Barbuda, São Cristóvão e Névis, Barbados e São Vicente e Granadinas.

 

A Rainha Elizabeth II carrega os títulos de Chefe da Comunidade Britânica, Comandante-chefe das Forças Armadas do Reino Unido e Governante Suprema da Igreja Anglicana.

 

O título oficial da Rainha é “Elizabeth, a Segunda, pela Graça de Deus, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus outros Reinos e Territórios, Chefe da Comunidade Britânica das Nações, Defensora da Fé”.

 

Sempre que alguém se dirige à Rainha Elizabeth, ao príncipe Phillip ou a qualquer outro membro da Casa Real de Windsor – marido e filhos – deve chamá-los de Sua Alteza Real.

 

Antes de ser coroada rainha, Elizabeth II era chamada de Princesa Elizabeth de York.

 

Elizabeth se tornou a primeira na lista sucessória britânica depois que o Príncipe Edward, seu tio, abdicou do trono para se casar com uma plebeia (o romance de Edward com a plebeia norte-americana Wallis Simpson foi um escândalo para a época) e seu pai foi coroado rei. Com a morte do pai, Elizabeth assumiu o trono britânico.

 

A coroação de Elizabeth II ocorreu em 1953. Seu reinado é o mais longo da história da Grã-Bretanha – mais até do que da rainha Vitória, que permaneceu 63 anos no trono.

 

O rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej não era só um dos monarcas que mais tempo ocuparam o trono do seu país, ele era também o mais rico, com uma fortuna de US$ 35 bilhões. A Rainha Elizabeth ocupa a “modesta” posição de 12a monarca mais rica, com US$ 650 milhões.

 

Você sabia que o Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como MASP, foi inaugurado pela Rainha Elizabeth? Sabia também que ela chegou a assistir Pelé jogar futebol em pleno Maracanã?

 

Quando se conheceram, a Rainha Elizabeth e o Príncipe Phillip eram muito jovens. O casamento ocorreu em 1947, antes de Elizabeth assumir o trono. Na época, ela contava apenas 21 anos.

 

O Príncipe Charles nasceu em 1948, quando Elizabeth tinha 22 anos. Seu primeiro título foi Príncipe de Edimburgo. Mais tarde, recebeu outros títulos, como Príncipe de Gales e Duque de Rothesay.

 

O primeiro casamento da realeza a ser 100% transmitido pela TV foi o do Príncipe Charles com a Princesa Diana, pai e mãe do príncipe William, no início dos anos 1980. Antes, o povo só conseguiu assistir a uma breve troca de alianças entre a Princesa Margareth e o Lorde Snowdown em 1960.

 

Charles e Diana se casaram na Catedral de Saint Paul, Londres, em 29 de julho de 1981. Dessa união nasceram os príncipes William em 21 de junho de 1982, e Harry em 15 de setembro de 1984.

 

O casamento de Charles e Diana esteve longe de ser um mar de rosas. Onze anos depois das bodas, o casal se separou. O detalhe é que a separação ocorreu em 1992, mas só foi finalizada em 1996. A guarda dos príncipes William e Harry foi dividida entre o casal.

 

O principal motivo da separação do casal real foi a vida dupla do príncipe. Durante anos, ele manteve um relacionamento com uma mulher casada chamada Camilla Parker-Bowles. O que mais chama atenção é o fato do romance entre Charles e Camilla ter mantido o relacionamento enquanto ambos eram casados.

 

A separação de Camilla e a morte trágica de Diana levou Charles e a amante a assumirem publicamente o romance e anunciarem o casamento em 10 de fevereiro de 2005. O casório ocorreu no Castelo de Windsor, no dia 8 de abril do mesmo ano.

 

Hoje, Camilla Parker Bowles é também chamada de Duquesa da Cornualha.

 

Na época de sua morte, Diana mantinha um relacionamento com o milionário de origem egípcia Dodi Al-Fayed. Ambos morreram em um acidente de automóvel em Paris quando fugiam de paparazzis.

 

A morte repentina e trágica de Diana causou comoção em todo o Reino Unido e em diversas partes do mundo. O velório foi transmitido pela TV. Lady Diana recebeu diversas homenagens, uma delas do cantor Elton John, que cantou uma versão da música Candle in the Wind especialmente para ela.

 

Sua Alteza Real William conheceu a plebeia Catherine Elizabeth Middleton, ou simplesmente Kate Middleton, em 2004, quando ambos faziam o curso de História da Arte da Universidade de Saint Andrew. William e Kate anunciaram o casamento em 16 de novembro de 2010.

 

Na ocasião do noivado, Kate ganhou de William um anel que pertenceu a falecida Princesa Diana.

 

O pai de Kate Middleton é um ex-piloto de avião e a mãe, uma ex-aeromoça. Atualmente, ambos trabalham com um negócio de venda de artigos para festas.

 

Apenas dois dias depois do anúncio do casamento, uma empresa de porcelanas lançou no mercado uma coleção de objetos em homenagem ao casal: pratos, xícaras, canecas…

 

O casamento real foi marcado para o dia 29 de abril de 2011, na Abadia de Westminter. A abadia fica na localidade de Westminter, subúrbio de Londres. Poucas gente sabe, mas é lá que o rei britânico é coroado. Entre as personalidade sepultadas nessa mesma igreja estão Isaac Newton, Charles Darwin e William Shakespeare.

 

O site oficial do casamento publicou todos os detalhes da cerimônia, inclusive o horário de entradas pais dos noivos, da família real e do próprio casal na Abadia de Westminter. Até o horário em que os noivos apareceram na sacada do Palácio de Buckingham foi divulgado.

 

A união foi tão minuciosamente planejada que até um dupla de sósias de William e Kate fizeram o percurso e ensaiaram detalhes do casório.

 

Uma verdadeira operação de guerra foi planejada a fim de garantir a segurança dos noivos. Soldados das forças armadas, policiais à paisana e até atiradores de elite ficaram de prontidão para evitar tumultos e atentados terroristas.

 

O primeiro filho do casal nasceu em 22 de julho de 2013 e foi registrado como George Alexander Louis. O segundo nasceu em 2 de maio de 2015 e era uma menina que recebeu o nome de Charlotte Elizabeth Diana. Finalmente, o terceiro filho, nasceu em 24 de abril de 2018 e foi batizado como Louis Arthur Charles.

 

A princesa Charlotte recebeu esse nome em homenagem ao avô Charles, à bisavó Elizabeth e à mãe Diana.

 

O príncipe George é o terceiro na linha de sucessão britânica, atrás do avô Charles e do pai William.

 

Meghan Markle é uma atriz de origem norte-americana, nascida na cidade de Los Angeles. Participou de séries como CSI NY, General Hospital (que, na verdade, era uma soap opera) e Suits, onde interpretou um dos papéis principais.

 

Meghan é filha da assistente social negra Doria Loyce Ragland e do diretor de fotografia branco Thomas Wayne Markle.

 

Os príncipes não adotam sobrenome, mas se adotassem seria Mountbatten-Windsor.

 

De acordo com a tradição, os nascimentos e mortes dentro da família real devem ser primeiro anunciados pelo Palácio de Buckingham antes de ser confirmada por qualquer outro meio. Detalhe: os nascimentos reais costumam ser saudados com 21 tiros de canhão, além de que bandeiras britânicas devem ser hasteadas acima de todos os prédios do governo.

 

Imagem acima: selos com a efígie da rainha Elizabeth emitidos nos anos 1980

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário