Descubra a seguir algumas curiosidades muito interessantes sobre o petróleo. De onde veio a palavra petróleo? Qual a origem desse que chamamos de óleo negro? Qual é o maior produtor de petróleo do mundo? Confira.
A palavra petróleo originou-se do grego “petros”, que significa pedra, e do latim “oleum”, que quer dizer óleo. Petróleo significa, poranto, “óleo de pedra”.
O primeiro poço de petróleo da história foi construído pelos chineses no ano 347 antes de Cristo (isso mesmo, antes de Cristo!!)
O petróleo é um velho conhecido da humanidade. O piche, por exemplo, chegou ser usado na Mesopotâmia como argamassa de prédio e reza a lenda de que Noé teria usado o mesmo material para selar a arca.
A ideia corrente é a de que o petróleo seria fruto da decomposição de seres vivos (matéria orgânica), mas há outra hipótese bastante difundida: ele foi formado por depósitos de carbono que remontam a formação da Terra.
As primeiras referências da exploração de petróleo no Brasil datam de 1858, mas o primeiro campo “comercial” só foi descoberto em 1941.
Em 1864, o inglês Thomas Sargent conseguiu através de um decreto imperial autorização para explorar petróleo no Brasil. Ele começou por Camamu, na Bahia, mas não descobriu nada.
Atualmente, são explorados quase 9.500 poços de petróleo no Brasil.
Até a descoberta do petróleo do pré-sal, o poço mais profundo do Brasil tinha em torno de 1.850 metros de profundidade. No pré-sal, eles podem chegar a 7.000 metros.
O maior produtor do mundo é a Arábia Saudita. A indústria petrolífera responde sozinha por 45% do PIB e 90% das exportações do país.
Acredite se quiser, mas a humanidade consome 30 bilhões de barris de petróleo por ano.
As reservas mundiais de petróleo devem durar, no máximo, 100 anos. No caso das reservas brasileiras, é provável que durem apenas 20 anos.
São extraídas 6 mil toneladas de petróleo cru por minuto no mundo.
Entre os produtos que tem o petróleo como matéria-prima estão: gasolina, asfalto, querosene, solventes, óleo lubrificante, querosene de aviação, parafina, pneu e plástico.
Para cada litro de gasolina, são necessários 4 litros de petróleo. Mas temos que lembrar que isso depende muito do tipo de petróleo (chamando a atenção para o fato de que existe o leve e o pesado) e dos processos adotados por cada refinaria.
A produção brasileira de petróleo é de cerca de 2,55 milhões de barris por dia, sendo que 47% desse montante é oriundo do pré-sal (dados de março de 2017).
Fontes: Superinteressante, Wikipédia, Mundo Estranho, Guia dos Curiosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário