quinta-feira, 30 de julho de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A GEOGRAFIA E AS ATRAÇÕES DA PARAÍBA

Bandeira da Paraíba

Praias verdes-esmeraldas, sítios arqueológicos impressionantes e eventos capazes de chamar a atenção do Brasil inteiro. A Paraíba possui tudo isso e muito mais. Descubra nos tópicos e linhas abaixo curiosidades que te deixarão louco para conhecer esse estado e sua capital, a cidade de João Pessoa.

 

As cidades mais populosas da Paraíba são, pela ordem: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos e Bayeux.

 

João Pessoa, capital da Paraíba, recebeu esse nome em homenagem ao ex-governador João Pessoa.

 

No início dos anos 90, João Pessoa foi reconhecida como a segunda capital mais verde do mundo, perdendo apenas de Paris, capital da França.

 

A cidade é conhecida entre os moradores como Cidade das Acácias, devido ao grande número de acácias em suas ruas e avenidas.

 

João Pessoa também foi escolhida por uma organização internacional como uma das melhores cidades do planeta para se aproveitar a aposentadoria. Além dela, a única cidade brasileira citada foi Fortaleza.

 

João Pessoa é conhecida como “Porta do Sol” ou “o lugar onde o Sol nasce primeiro nas Américas”. Localizada na região metropolitana, a Ponta do Seixas é o primeiro lugar do continente americano a receber a luz solar.

 

A capital paraibana foi fundada como Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Durante a dominação holandesa no Nordeste brasileiro foi chamada de Frederikstad (em português, Cidade de Frederico ou Frederica). Antes de ser batizada como João Pessoa, foi chamada de Cidade da Paraíba. Só recebeu o nome de João Pessoa em 1930.

 

Infelizmente, nem tudo são flores em João Pessoa. A cidade foi apontada recentemente como a terceira capital mais violenta do Brasil e a nona do mundo.

 

Campina Grande é conhecida em todo o Brasil pelas festas juninas. Os próprios moradores da cidade se referem à festança como “o maior São João do Mundo”.

 

Mas o que poucos brasileiros sabem é que essa cidade de 500 mil habitantes é um importante centro universitário nordestino. A cidade abriga 17 universidades. Por falar nisso…

 

Você sabia que Campina Grande foi escolhida pela revista Você S/A como uma das 10 melhores cidades do Brasil para trabalhar e fazer carreira?

 

Localizada em Conde, no litoral paraibano, Tambaba é considerada a melhor praia do Brasil para a prática de nudismo.

 

A cidade de Sousa, no interior da Paraíba, abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil. O motivo: a alta incidência de pegadas de dinossauros. São encontradas nessa região do sertão paraibano pegadas de mais de 80 espécies de dinossauros.

 

O Nego na bandeira da Paraíba vêm do verbo “negar”  e representa o protesto do ex-governador João Pessoa à candidatura presidencial de Júlio Prestes à presidência da República. A cor preta simboliza o luto pelo assassinato de João Pessoa e o vermelho, a Aliança Liberal que se opôs à candidatura de Prestes.

 

Personalidades nascidas na Paraíba: João Pessoa (político), Ariano Suassuna (escritor), Chico César (músico), Celso Furtado (economista), Pedro Américo (pintor), Assis Chateaubriand (empresário), Genival Lacerda (músico), Luiza Erundina (política), José Lins do Rego (escritor), Sivuca (músico), José Dumont (ator), Jackson do Pandeiro (músico), Herbert Viana (músico), Elba Ramalho (cantora), Cláudia Lira (atriz), Epitácio Pessoa (político), Augusto dos Anjos (poeta), Geraldo Vandré (músico), Roberta Miranda (cantora) e Zé Ramalho (músico).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário