quarta-feira, 22 de julho de 2020

16 CURIOSIDADES SOBRE O SIMPÁTICO MAS PERIGOSO TAMANDUÁ

Tamanduá

Desprovido de dentes, o tamanduá é um dos animais mais exóticos da fauna sul-americana. Mas você sabia que ele é capaz de matar um homem com seu famoso abraço? Siga as linhas abaixo e veja algumas curiosidades sobre esse simpático e ao mesmo tempo perigoso mamífero.

 

O tamanduá é um mamífero da ordem Xenartra. A maioria dos representantes dessa ordem vive no continente americano. Tratam-se de animais desdentados ou que possuem dentição incompleta, como o tamanduá, o tamanduaí e a preguiça (detalhe: eles são também chamados de edentados). Outra característica comum são as garras acentuadas, que parecem dedos.

 

O tamanduá é um animal totalmente desprovido de dentes. Ele utiliza a sua língua comprida para capturar formigas e cupins, dois dos seus insetos favoritos.

 

Tamanduás costumam caminhar cerca de 1,5 quilômetro por dia em busca de comida.

 

Um tamanduá-bandeira adulto come aproximadamente 30 mil insetos por dia.

 

Em cativeiro, ele é alimentado por uma espécie de papa que possui entre os ingredientes leite de soja, ovos cozidos, carne moída e ração de cachorro.

 

Quando se sentem ameaçados, os tamanduás ficam em pé sobre as duas patas traseiras e “abrem os braços” para se defenderem. Com suas garras enormes e afiadas ele abraça o agressor, ferindo-o gravemente. Veio daí a expressão “abraço de tamanduá”, usada para se referir ao abraço de um inimigo.

 

Tamanduás podem matar pessoas. A aparência inofensiva e o jeitão pacato desse animal escondem garras poderosas, que podem rasgar a pele ou mesmo perfurar alguma veia importante do corpo. Casos de pessoas mortas por tamanduás já foram notícia em vários estados brasileiros.

 

Como os tamanduás não enxergam muito bem, dá para manter uma distância segura deles. O problema é que se não for contra o vento, a pessoas pode ser percebida por seu aguçado olfato.

 

Entre os animais com a língua mais comprida podemos citar o camaleão, com 70 centímetros e o tamanduá, com 60. Detalhe: ambos possuem língua bastante pegajosa.

 

Além de pegajosa, a língua do tamanduá libera um líquido doce que serve de isca para os insetos.

 

O tamanduá dorme com a cauda – que é peluda e com cerca de 90 centímetros – sobre a cabeça.

 

Os filhotes nascem pesando em torno de 1,2 quilos e passam um ano agarrado ao dorso da mãe.

 

O tamanduaí é o menor dos tamanduás, com apenas 50 centímetros de comprimento e meio quilo de peso. É um animal solitário que vive em árvores, sem nunca descer ao solo.

 

Embora pequeno, o tamanduaí sabe se defender muitíssimo bem. Da mesma forma que o seu parente maior, ele utiliza as garras – na verdade, duas unhas pontudas e com circulação sanguínea – como armas.

 

Em virtude do pelo espesso e macio, o tamanduaí é chamado por muitos nativos da Amazônia de tamanduá-seda.

 

Os tamanduás eram outrora encontrados em todos os estados brasileiros, mas em virtude da destruição de seus habitats, é atualmente mais comum no cerrado.

 

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Terra, Mil Bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário