quinta-feira, 30 de julho de 2020

18 DADOS, INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O PAQUISTÃO

Bandeira do Paquistão

Localizado ao sul da Ásia Central, o Paquistão é um dos países mais populosos do mundo. A maior parte dos seus cidadãos segue o islamismo. Existe também uma rivalidade perigosa entre esse país e a Índia. Conheça alguns dados e informações curiosas a seu respeito.

 

Com 182 milhões de habitantes, o Paquistão é o sexto país mais populoso do planeta.

 

As cidades mais populosas são Karachi, Lahore, Faisalabad, Rawapindi e Multan. Com 13 milhões de habitantes, Karachi é a mais populosa.

 

Karachi é uma das cinco cidades mais populosas do mundo.

 

A capital do país é Islamabad, cujo nome em urdu significa "Morada do Islã".

 

Embora sejam faladas mais de 160 línguas em território paquistanês, as  línguas oficiais são o inglês e o urdu.

 

O urdu é uma língua de origem indo-europeia com forte influência árabe, persa e turca. Além do Paquistão, possui um grande contingente de falantes na Índia.

 

O Paquistão é o único país de maioria muçulmana a possuir armas nucleares. Além de potência nuclear, ele possui a quarta maior força armada do mundo.

 

A grande maioria dos paquistaneses professa a religião islâmica de vertente sunita. Existe também uma grande porcentagem de xiitas. O sufismo, uma corrente mística e contemplativa do islã, é também bastante popular.

 

As minorias religiosas do Paquistão (certa de 4% da população) incluem hindus, cristãos, zoroastristas e ba´hais.

 

Apesar de constituir uma inexpressiva minoria no oceano islâmico paquistanês, a minoria étnica kalash é vítima constante de intolerância racial e religiosa. Politeístas num pais monoteísta e loiros em uma nação morena, os kalachis se declaram descendentes das tropas gregas e macedônicas que tomaram sob o comando de Alexandre Magno a região que compreende o atual Paquistão. Além de sofrerem ataques violentos de militantes islâmicos contrários às suas tradições, seus cemitérios são com frequência profanados.

 

Um dos primeiros aglomerados urbanos do mundo surgiu no Vale do Indo, na província paquistanesa do Sind. Chamada de Moenjo-daro, acredita-se que ela seja tão antiga quanto as civilizações do Egito e Mesopotâmia. Moenjo-daro significa "Monte dos Mortos" na língua do Sind.

 

Com 8.611 metros de altitude, o monte K2, situado na fronteira entre Paquistão e Índia, é a segunda montanha mais alta do mundo. São paisagens são tão belas quanto a dos alpes suíços, mas que não recebem quase nenhum turista. Motivo: o terrorismo.

 

Com parte do seu território situado na cordilheira do Karakorun, o Paquistão possui mais de 100 montanhas acima dos 7.000 metros.

 

O Paquistão é um dos principais produtores de ópio do mundo. Além do ópio, o país é trânsito para drogas como heroína, morfina e haxixe.

 

Além do tráfico de drogas, outra grande dor de cabeça para as autoridades paquistaneses é o terrorismo. Existem diversas células da Al Qaeda e Taleban operando no país, principalmente na fronteira com o Afeganistão.

 

Paquistão e Índia são países rivais desde a época da independência, na década de 1940. Ambos já chegaram a travar quatro guerras. Detalhe: todos os conflitos armados entre Índia e Paquistão tiveram como principal motivo a disputa pela região da Caxemira.

 

De 1940 a 1970, o Paquistão possuía um território de maioria islâmica chamado Paquistão Oriental. Em 1971, ele declarou a independência, passando a se chamar Bangladesh.

 

Existe um grande contingente de paquistaneses vivendo no exterior, sobretudo nos Estados Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Nesses dois últimos países, eles trabalham sobretudo na construção civil. Muitos dos trabalhadores que ajudaram a erguer os arranha-céus de Dubai são de nacionalidade paquistanesa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário