quarta-feira, 29 de julho de 2020

28 CURIOSIDADES SOBRE OS PRIMATAS, A ORDEM DOS MACACOS

Macaco

A ordem dos primatas inclui os lêmures, os macacos e os seres humanos. Com exceção dos humanos, que ocupam praticamente todo o planeta, além de uma ou outra espécie de macaco, os primatas vivem em regiões tropicais. Descubra através dos tópicos a seguir algumas informações e curiosidade sobre essa ordem.

 

Primatas também animais arborícolas, ou seja, passam a maior do tempo em árvores (humanos e babuínos são exceções). Eles possuem mãos que manuseiam objetos e ajudam a subir em árvores. Outro detalhe é que possuem cérebro grande em comparação com o restante do corpo.

 

A maioria dos primatas vive em regiões tropicais e floresta úmidas. Uma das exceções é o babuíno, que vive nas terras mais áridas da África e da Península Arábica.

 

O mais antigo de todos os primatas é o orangotango. Acredita-se que os ancestrais desse animal tenham surgido há mais de 12 milhões de anos. Os chimpanzés e os bonobos apareceram há pouco tempo: “apenas” 2 milhões de anos.

 

O menor primata do mundo é o társio-das-Filipinas, um animalzinho com apenas 9 centímetros de comprimento e com 200 gramas de peso. Ele é menor do que um sagui.

 

O menor primata do Brasil é o sagui-leãozinho, uma espécie com 15 centímetros de comprimento e cerca de 130 gramas de peso. Acredite se quiser, mas ele parece um macaquinho do tamanho de um dedo.

 

O maior primata é o gorila, uma espécie encontrada nas selvas africanas. Um macho adulto pode alcançar os 2 metros de altura quando de pé e pesar 250 quilos.

 

Os lêmures são primatas encontrados exclusivamente na ilha de Madagáscar, na África. Não é à toa que são os principais coadjuvantes do desenho animado Madagascar.

 

O maior lêmure é o indri, que mede cerca de 70 centímetros de comprimento e pesa 10 quilos. 

 

Você sabia que existe uma espécie de lêmure capaz de comer qualquer animal venenoso sem que o veneno faça mal para ele?

 

Existem quase 50 espécies de primatas no continente africano. O maior é o gorila, que, como vimos, podem medir quase 2 metros de altura.

 

Os micos-leões são animais territorialistas e podem defender a sua área em brigas mortais com outros grupos.

 

Formado por até 20 indivíduos, os grupos de micos-leões são liderados por um macho dominante. É ele o reprodutor. Também é ele quem defende o território, mantendo vigilância constante contra predadores e micos de outros grupos.

 

O bugio, um macaco comum no Brasil, emite um ronco tão alto que pode ser ouvido a quilômetros de distância. Ele é considerado um dos animais mais barulhentos do planeta.

 

O maior macaco do Brasil (e também das Américas, cabe aqui frisar) é o muriqui, também conhecido como mono-carvoeiro. Encontrado somente na Mata Atlântica, o muriqui mede cerca 0,70 metros. Ele possui uma calda longa que dá a impressão de ser ainda maior.

 

Os muriquis são primatas pacíficos, que costumam fazer demonstrações de afeto com os membros do seu grupo. Não é sem motivos que são chamados pelos índios de “povo manso da floresta”.

 

Os muriquis costumam fazer pontes com os próprios corpos para ajudar os filhotes a atravessarem de uma árvore para outra.

 

Os orangotangos são extremamente territorialistas. Para avisar outros animais de que é o verdadeiro dono do pedaço, o orangotango macho dá um grito estrondoso.

 

Um dos primatas mais utilizados em pesquisas científicas é o macaco rhesus. O fator Rh do sangue foi descoberto através de pesquisas com esse tipo de animal.

 

Assim como os chimpanzés e os bonobos, os gorilas são primatas bastante inteligentes. Eles são capazes de utilizar ferramentas para determinar a profundidade da água de um rio, por exemplo, e aprender a linguagem de sinais dos humanos.

 

Os primatas mais parecidos com os seres humanos são o orangotango, o bonobo e o chimpanzé. Existem divergências a respeito, mas alguns cientistas creem que as semelhanças genéticas entre chimpanzés e humanos podem passar de 99%.

 

O animal com código genético mais parecido com o humano é o chimpanzé (99,4% do DNA humano é idêntico ao do chimpanzé). Graças a essa semelhança, ele é o primata mais inteligente.

 

Chimpanzés não são absolutamente vegetarianos. Eles também se alimentam de carne, às vezes, de outros primatas.

 

O cio da fêmea do chimpanzé dura 34 dias. Nesse período, ela transa cerca de mil vezes. Detalhe: com vários machos.

 

Se existisse um prêmio para o primata mais tarado do mundo, os bonobos seriam sérios concorrentes. Eles fazem sexo o tempo todo. Fazem sexo entre adulto e jovens, fêmeas e fêmeas, machos e machos, machos e fêmeas, sexo grupal etc. Outro detalhe é que o bonobo é um dos animais que atingem o clima mais rápido: apenas 15 segundos.

 

Seres humanos são animais essencialmente bípedes. Enquanto os demais primatas utilizam as mãos para se apoiar no solo ou se equilibrar em árvores, o homem utiliza principalmente para manipular ferramentas.

 

A maior diferença entre os humanos e os demais primatas é que o primeiro é capaz de sobreviver em qualquer ambiente. Os seres humanos habitam os polos, os desertos, as floresta e as montanhas, independente de serem frios ou quentes.

 

A espécie humana é a única a consumir leite durante toda a vida e também a única a tomar leite de outro animal.

 

Outro animal? É melhor repensar o tópico acima. Na verdade, os seres humanos consomem leite das fêmeas de diversas espécies: vacas, éguas, cabras, ovelhas, búfalas, iaques, lhamas e camelas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário