segunda-feira, 6 de julho de 2020

16 CURIOSIDADES SOBRE A OBRA E O LEGADO DE WILLIAM SHAKESPEARE

William Shakespeare

Veja nas linhas abaixo uma lista de fatos curiosos sobre a vida, a obra e o legado do gênio William Shakespeare. Você sabia, por exemplo, que as famílias rivais da peça Romeu e Julieta realmente existiram? Sabia que existem diversas luas no sistema solar com nomes de personagens de Shakespeare? Confira.

 

William Shakespeare (1564-1616) nasceu em Strafford-upon-Avon, na região de Birmingham, sul Inglaterra. Com apenas 23 mil habitantes, a cidade recebe anualmente milhões de turistas ávidos por visitar propriedades como a casa onde o dramaturgo nasceu e a igreja onde foi batizado e enterrado.

 

Considerado o maior gênio da literatura em língua inglesa, Shakespeare escreveu 37 peças teatrais – somando 10 tragédias, 10 dramas e 17 comédias –, além de 154 sonetos.

 

As peças mais conhecidas de Shakespeare são: Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Otelo, Rei Lear, Júlio César, A Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão, Henrique V, A Tempestade, Muito Barulho por Nada e Péricles.

 

Os personagens mais famosos de Shakespeare são Macbeth, Rei Lear, Otelo, Hamlet, Romeu e Julieta.

 

Como a ortografia inglesa não estava estabelecida na época do dramaturgo, ele era chamado de Shaxspere, Shagspere, Shackespeare, Shake-Speare e Shakespeare.

 

Alguns biógrafos dizem que Shakespeare nasceu e morreu no mesmo dia: 23 de abril.

 

Shakespeare não só escrevia como “vendia” versões impressas de suas peças de teatro – na verdade, elas eram vendidas sem sua autorização. É que, além de assistir as peças, o público tinha o hábito de lê-las.

 

Shakespeare se casou aos 18 anos com Anne Hattaway, uma mulher oito anos mais velha que, na ocasião, estaria grávida do primeiro filho do casal.

 

Na época de Shakespeare, os teatros eram prédios de madeira circulares e abertos no teto. O maior dele, o Globe, onde o dramaturgo trabalhou, tinha 3 000 lugares.

 

Com o tempo, criaram-se inúmeras especulações sobre a autoria das peças de Shakespeare. Uma delas, apontava o também dramaturgo Christopher Marlowe como o autor. Outra ainda mais absurda indicava o filósofo Francis Bacon como o verdadeiro criador.

 

O fato é que existiam enredos parecidos com o de Romeu e Julieta antes de Shakespeare. O grego Xenofonte, o britânico William Paynter e o italiano Luigi da Porto teriam escrito histórias semelhantes. Conta-se também que ocorreu um drama real parecido na cidade italiano de Verona, em 1 303. Aliás…

 

Você sabia que as famílias italianas Capeletti e Montecchi realmente existiram?

 

Sabia que até o final do século XX foram produzidos mais de 400 filmes baseados nas obras de Shakespeare?

 

A obra do dramaturgo inglês foi estudada e discutida por diversos intelectuais, entre eles Arthur Schopenhauer, Sigmund Freud, Goethe e o brasileiro Machado de Assis.

 

Ao contrário das demais luas do Sistema Solar, que receberam nomes de seres mitológicos, os satélites do planeta Urano foram batizados com nomes de personagens de peças de Shakespeare. Entre esses nomes estão Miranda, Cordélia, Ofélia, Desdêmona, Titânia e Rosalinda.

 

Epitáfio escrito no túmulo de William Shakespeare: “Bom amigo, por Jesus, abstém-te
de profanar o corpo aqui enterrado. Bendito seja o homem que respeite estas pedras, e maldito o que remover meus ossos.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário