O estado de Santa Catarina é conhecido pelos seus polos têxteis e metalúrgicos, mas também por suas festas tradicionais e, principalmente, por ser um importante polo de turismo. Descubra nas linhas a seguir uma seleção de curiosidades e dados surpreendentes sobre Santa Catarina.
O estado de Santa Catarina possui 295 municípios. Os mais populosos são, pela ordem: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José e Criciúma.
Os moradores de Santa Catarina são chamados de catarinenses ou “barrigas verdes”.
O litoral catarinense recebeu grandes levas de imigrantes açorianos; o Vale do Itajaí, de alemães; e o oeste, de italianos.
Existe diferenças de sotaques entre os habitantes do Vale do Itajaí e os do litoral. Enquanto os moradores do Vale possuem o sotaque típico do sul do país, os do litoral têm sotaque mais próximo do português falado em Portugal.
Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os estados que receberam o maior número de imigrantes de origem alemã. Os primeiros chegaram a Santa Catarina em 1829, fundando o atual município de São Pedro de Alcântara.
O alemão é falado por quase toda a população de Pomerode. Pudera, 90% dos locais são descendentes de alemães.
Pomerode é, aliás, uma referência à Pomerânia, de onde vieram boa parte dos imigrantes alemães.
A ilha de Santa Catarina, onde fica Florianópolis (ou parte dela), é uma das dez maiores ilhas do Brasil.
Florianópolis era antigamente chamada de Nossa Senhora do Desterro.
Você sabia que o termo popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis é manezinho?
A região metropolitana de Florianópolis é formado pelas cidades de São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara e a própria Florianópolis.
Antes da inauguração da ponte Hercílio Luz, a população de Florianópolis fazia de balsa a travessia entre a ilha e o continente.
Algumas das cidades mais frias do Brasil – Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Água Doce e Urubici – estão em Santa Catarina.
Das três cidades mais frias do Brasil, duas estão em Santa Catarina. São as cidades de Urupema e São Joaquim. A terceira é Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.
Embora não seja considerada a mais fria, foi a cidade catarinense de Xanxerê que registrou a mais baixa temperatura da história do país, no inverno de 2009: -9,8º Celsius.
Santa Catarina é famosa por sua festas, sendo a mais conhecida a Oktoberfest de Blumenau (uma versão brasileira da Oktoberfest da cidade alemã de Munique).
Outras festas conhecidas são a Schützenfest, de Jaraguá do Sul; a Fenarreco, em Brusque; a Bierfest, em Joinville; a Kegelfest, em Rio do Sul; e, finalmente, a Festa do Pinhão, em Lages.
O evento de dança mais importante do Brasil é o Festival de Dança de Joinville.
Por falar nisso, você sabia que Joinville abriga a única filial do balé Bolshoi fora da Rússia?
A cidade litorânea de Balneário Camboriú possui 100 mil habitantes, mas, devido ao grande número de prédios, é capaz de abrigar 10 vez mais pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário