Bangladesh é quase inteiramente rodeado pela Índia. Não seria exagero afirmar que se trata de um país encravado entre o território indiano e o oceano Índico. Veja nas linhas a seguir algumas curiosidades a seu respeito. Você sabia, por exemplo, que Bangladesh pode ser um dos países mais prejudicados pelo aquecimento global?
Assim como a Índia e o Paquistão, Bangladesh foi por muito tempo colonizado pelos britânicos. Quando se tornou independente, formou o Paquistão Oriental, um enclave paquistanês no leste da Ásia. Sua independência do Paquistão ocorreu em 1971.
Com 140 milhões de habitantes em 2015, Bangladesh é o sétimo país mais populoso do mundo. Acredite se quiser, mas toda essa população vive numa área menor do que o estado brasileiro do Acre.
Com 7 milhões de habitantes, Daca é a capital e cidade mais populosa de Bangladesh.
Depois de Daca, as cidades mais populosas são Chittagong, Khulna, Narayanganj e Sylhet. Uma observação: das 10 cidades com mais habitantes, três ficam na região administrativa de Daca.
As pessoas nascidas no país são chamadas de bengalis ou bengaleses.
O islamismo é a religião majoritária em Bangladesh, seguida por 86% da população. Em seguida, está o hinduísmo, com 12% de seguidores.
A língua mais falada é o bengali, do ramo indo-europeu. O bengali possui também um grande número de falantes na região de Bengala Ocidental, na Índia.
Um dos esportes preferidos é o críquete. O Campeonato Mundial consegue paralisar o país, principalmente durante as disputas com as equipes dos vizinhos Paquistão e Índia.
Bangladesh possui um elevado índice de analfabetismo. Mais de 52% da população não sabe ler nem escrever. Cerca de 25% vive abaixo da linha da pobreza. Outro detalhe que diferencia esse país das nações mais desenvolvidas é que 82% da população vive na zona rural.
Apesar de ser um país essencialmente agrícola, a sua indústria vive um rápido crescimento. Um dos principais produtos de exportação (inclusive para o Brasil) é o vestuário. Bangladesh é o segundo maior exportador mundial de produtos têxteis.
O país fica numa região atingida com frequência pelos ciclones que se formam no oceano Índico. Chamado de Bhola, o pior ciclone da história de Bangladesh matou cerca de 500 mil pessoas em 12 de novembro de 1970.
O aquecimento global e elevação dos níveis dos oceanos torna Bangladesh um dos países mais ameaçados de desaparecer. Isso pode ocorrer porque a maior parte do território bengali é constituída de planícies baixas, que podem inundar com o avanço do mar.
O fundo verde da bandeira de Bangladesh representa as riquezas naturais do país e o círculo vermelho, o sol sobre a baía bengali. O vermelho também representa o sangue dos que lutaram pela independência do país.
O animal símbolo do país é o tigre-de-Bengala. Apesar de estar em processo extinção, ele pode ser encontrado no Parque Nacional de Sudarbans.
Gostaria de conhecer esse país, por mais inacreditavel que seja.
ResponderExcluir