quinta-feira, 16 de julho de 2020

30 CURIOSIDADES SOBRE O OLFATO E O UNIVERSO DOS ODORES

Naris e olfato

Você sabia que as serpentes são capazes de perceber odores pela língua? Sabia que muitos insetos utilizam as antenas para sentir cheiros? Saiba mais sobre o universo dos odores e descubra algumas curiosidades sobre o olfato nas linhas a seguir. Você certamente achará interessantes.

 

O primeiro sentido a se desenvolver no recém-nascido é o olfato. Os demais sentidos só se irão se desenvolver depois de alguns dias. O bebê é capaz de reconhecer a mãe pelo cheiro.

 

A área do nariz responsável por identificar os odores é chamada de epitélio olfativo

 

O ser humano possui 25 milhões de células olfativas.

 

As células olfativas humanas ocupam apenas 10 centímetros quadrados do nariz. No cachorro, elas ocupam 25 centímetros e no tubarão, 60 centímetros.

 

O nariz humano tem capacidade para sentir até 1 trilhão de cheiros diferentes.

 

Uma rata fecundada por um parente próximo aborta tão logo sente o odor de um rato estranho, com o qual acabará acasalando.

 

Um macho de uma mariposa é capaz de sentir o cheiro de uma fêmea a 2 quilômetros de distância.

 

O cachorro possui 300 milhões de células olfativas. Isso, no entanto, não é nada diante do urso, que possui 4 bilhões de células do mesmo tipo.

 

Tubarões tem o olfato tão desenvolvido que são capazes de sentir cheiro de sangue a quilômetros de distância.

 

As serpentes sentem os cheiros através da língua. As partículas que existem no ar grudam na língua e se encaixam em duas aberturas no céu da boca, onde os odores são percebidos pelo réptil.

 

Acredite se quiser, mas os urubus são capazes de enxergar um animal morto a 3.000 metros de altura e sentir o seu cheiro a 50 quilômetros de distância.

 

Gambas não são malcheirosos. Eles só liberam o fedor quando se sentem ameaçados. O mau cheiro vem da secreção de duas glândulas que o gambá possui na região anal.

 

Os insetos possuem olfato? A resposta é sim. Eles são capazes de sentir os cheiros através da boca e antenas.

 

A maior flor do mundo é a a Rafflesia arnoldii (ou flor-monstro), natural da Indonésia. É também uma das mais fedorentas. A Rafflesia arnoldii possui cheiro de carne podre.

 

Uma de cada dez pessoas vítimas de traumatismo craniano perde a capacidade olfativa. São pessoas que vivem num mundo inodoro, sem cheiros. A perda do olfato é uma disfunção chamada anosmia.

 

A excitação exagerada e anormal do olfato é chamada de hiperosmia.

 

Oitenta por cento do gosto de um alimento não vem do paladar, mas do olfato. É por isso que temos dificuldade para sentir gostos quando estamos gripados.

 

Por falar nisso, sabia que existem alucinações olfativas transitórias? Esse tipo de alucinação, em que a pessoa jura sentir cheiros desagradáveis, é chamado de cacosmia.

 

Vinte e cinco por cento das pessoas com mais de 65 anos tem dificuldade em sentir odores. Com mais de 80 anos, esse número salta para 100%.

 

Existem cerca de 10 mil aromatizantes artificiais. O aromatizante artificial da baunilha é mais caro do que o natural. Mesmo assim, a indústria prefere o artificial. O motivo é bem simples: seu odor é dez vezes mais forte, garantindo um sabor mais acentuado ao alimento.

 

O cheiro de cerveja é resultado da soma de vapores de 700 substâncias.

 

O gás de cozinha não possui odor. O cheiro do gás é acrescentado pelos fabricantes para que, num eventual vazamento, as pessoas evitem acidentes.

 

Acredite se quiser, mas a composição química da Lua faz com que ela tenha cheiro de pólvora.

 

Qual a substância mais fedorenta do mundo? É a cadaverina, a substância responsável pelo mal odor dos corpos em decomposição. Aliás…

 

Uma empresa dos Estados Unidos jura que é dela a propriedade da substância mais mal cheirosa do mundo. Idealizada para ser usada como armas contra multidões enfurecidas, a substância seria resultado da mistura da insuportável cadaverina com o enjoativo ácido butírico.

 

A cada pegada, uma pessoa calçada deixa 250 mil moléculas de ácido butírico, substância que compõe o suor, no chão.

 

Você sabia que o cheiro ruim do cocô é produzido pelos compostos sulfurosos das bactérias presentes nele? Quantas bactérias? Não se sabe exatamente. A única certeza é a de que os tipos de bactérias variam entre 150 e 500.

 

O gás produzido pelo “pum” é o metano. É ele quem deixa o “pum” malcheiroso.

 

Você sabia que um dos principais causadores do efeito estufa é o metano? Boa parte dele é gerado pelo “pum” dos animais de criação, sobretudo bois e vacas.

 

O mau hálito pode ser provocado por cerca de 60 fatores, entre eles a gengivite, as cáries, a pouca saliva e a saburra (placa bacteriana formada na língua).

 

As mulheres tem o olfato mais desenvolvido do que os homens.

 

Algumas profissões exigem olfato apurado. A pessoa é obrigada a passar o dia sentindo e comparando odores. É o caso dos perfumistas, sommeliers, degustadores de café, químicos especializados em produtos de limpeza e baristas.

 

O primeiro sinal de que um romance está chegando ao fim é quando um dos parceiros passa a reclamar do cheiro do outro.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário