quarta-feira, 15 de julho de 2020

10 CURIOSIDADES SOBRE A BIOGRAFIA DA POETISA CORA CORALINA

Cora Coralina

Admirada por Carlos Drummond de Andrade, a poetisa goiana Cora Coralina lançou seu primeiro livro já idosa. O sucesso foi instantâneo, transformando-a numa das figuras mais queridas das letras brasileiras (sem contar que fazia o tipo “velhinha simpática”). Veja nas linhas abaixo algumas curiosidades sobre a sua biografia e sua obra.

 

O nome verdadeiro da poetisa Cora Coralina era Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas.

 

Cora Coralina nasceu em 20 de agosto de 1889, na Cidade de Goiás, estado de Goiás, e faleceu em 10 de abril de 1985, em Goiânia.

 

Em 1922, recebeu um convite para participar da Semana de Arte Moderna, em São Paulo, mas foi impedida pelo próprio marido.

 

A primeira vez em que publicou um poema de sua autoria foi aos 14 anos de idade, num jornal de poemas femininos chamado A Rosa.

 

Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, seu primeiro livro de poesias, foi lançado somente em 1965, quando Cora tinha 76 anos de idade.

 

Ao todo, Cora Coralina publicou quatro livros em vida. Depois de sua morte, foram mais cinco livros publicados.

 

Com quase 100 anos de idade, em 1983, Cora foi agraciada na mesma ocasião com o Prêmio Juca Pato de intelectual do ano e reconhecida como Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás.

 

Após a morte de Cora, aos 95 anos de idade, sua casa na Cidade de Goiás foi transformada em museu. A construção data do século XVIII, e possui características típicas daquela época como adobe e pau a pique. Chama a atenção na entrada um busto em sua homenagem.

 

Nem todos os fãs de Cora sabem, mas ela lançou-se vereadora na cidade paulista de Andradina, aos 52 anos, pela antiga UDN – União Democrática Nacional.

 

Cora não era apenas uma poetisa talentosa, era uma doceira de mão cheia. Usando utensílios como tachos de cobre, ela preparava doces de figo verde, de mamão vermelho e de laranja-da-terra, além de passas de caju. Existe até um livro de receitas e poemas chamado Cora Coralina – Doceira e Poeta.

 

Fontes: Wikipédia, InfoEscola, Huffpost Brasil.

 

2 comentários: