domingo, 12 de julho de 2020

12 FATOS RELEVANTES E CURIOSIDADES SOBRE BOTSWANA

Bandeira de Botswana

Botsuana ou Botswana é um país africano que faz fronteira com Zâmbia, Namíbia e África do Sul. Trata-se de uma das nações mais escassamente povoadas do mundo, além de uma das mais desértica. Descubra alguns fatos relevantes e curiosidades a seu respeito.

 

Localizado no sul da África, Botswana é um país jovem. Só conquistou sua independência do Reino Unido em 1966.

 

Apesar do tamanho equivalente ao do estado brasileiro da Bahia, Botswana é um país escassamente povoado. Possui apenas 2 milhões de habitantes, menos do que a capital baiana, Salvador.

 

O território de Botswana possui relevo plano, com o detalhe de que grande parte é coberto pelo deserto do Kalahari.

 

As línguas oficiais são o tswana (uma língua banta) e o inglês. Aliás...

 

A maioria da população é da etnia tswana, do grupo banto, que também possui um grande contingente na África do Sul e Namíbia.

 

As cidades mais populosas são Gaborone, Francistown e Molepolole.

 

A economia baseia-se na extração de minerais, principalmente diamante, cobre e níquel.

 

Botswana é um dos países com maior incidência de AIDS em todo o mundo. Para se ter uma ideia, um terço da população de Gaborone é portadora do vírus HIV.

 

Em virtude da epidemia de AIDS, entre outros fatores, a expectativa de vida da população é extremamente baixa: 48,9 anos.

 

O maior delta interno do mundo é o Delta do Okavango, em Botswana. O Okavango é um rio sazonal, que perde totalmente suas águas durante a estiagem. É muito plano, com profundidade máxima de apenas 2 metros. Durante os períodos de chuva, atrai milhares de animais de dezenas de espécies – zebras, girafas, búfalos, leões etc.

 

Devido às cheias do Okavango, os leões de Botswana são nadadores muito exímios.

 

A população costuma compartilhar táxis e, uma vez que eles possuem rota pré-definida, as pessoas podem descer no local que bem desejarem.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Adventure Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário