quarta-feira, 1 de julho de 2020

21 CURIOSIDADES E NOTÍCIAS INTERESSANTES SOBRE ANGOLA

Bandeira de Angola

Siga as linhas abaixo e descubra algumas curiosidades e fatos reveladores sobre um dos países mais fascinantes da África: Angola. Você sabia, por exemplo, que os angolanos também falam português? Sabia que sua moeda oficial é o kwanza?

 

Com 19 milhões de habitantes em 2015, Angola é um dos 20 países mais populosos do continente africano. Mais de 10% da população vive na capital Luanda.

 

As maiores cidades angolanas são Luanda, Huambo, Lobito, Benguela e Lubango.

 

O país é dividido em 18 províncias, sendo Moxico, Kuando-Kubango e Luanda-Norte as mais extensas.

 

O português é a língua oficial, mas existem diversas línguas africanas com o status de língua nacional. O kikongo, o umbundo e o kibundo são algumas dessas línguas.

 

A moeda oficial de Angola é o kwanza. Por sinal, Kwanza é o nome do principal rio do país.

 

Angola é um país laico e com ampla liberdade religiosa. A maior parte da população é cristã, principalmente católica romana. Igrejas neopentecostais de influência brasileira têm crescido bastante nos últimos anos.

 

O escorbuto, uma doença provocada pela carência de vitamina C, costumava atacar os navegantes europeus que se dirigiam ao Cabo da Boa Esperança na altura do litoral angolano. Não é sem motivos que eram conhecido dos portugueses como mal de Angola.

 

Angola possuía dois reinos distintos na época em que o português Diogo Cão lá chegou, em 1483. No norte, havia o reino de Bakongo e no sul, o de Ndongo. O rei de Ndongo era chamado de Ngola, nome que deu origem ao atual termo Angola.

 

Angola foi durante séculos colonizada por portugueses, que se estabeleceram principalmente na faixa litorânea. A independência fo obtida em 1 975 depois uma longa guerra de libertação. Quem assumiu o poder foi o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), um partido de orientação marxista.

 

Com a saída dos colonos portugueses, Angola mergulhou numa guerra civil que durou quase 30 anos. Dois grupos disputaram o poder nesse ínterim: o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA). O conflito só terminou em 2002, com a assinatura de um tratado de paz. O MPLA continuou controlando o governo, mas com forte oposição da UNITA.

 

Angola foi de certa forma palco de um dos principais conflitos do século XX: a Guerra Fria. Ela opunha o mundo capitalista comandado pelos Estados Unidos e o socialista encabeçado pela então União Soviética. Enquanto o governo de orientação comunista recebia incentivos de países como União Soviética, Cuba e Alemanha Oriental, a oposição  era apoiada por Estados Unidos e África do Sul.

 

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola.

 

Um dos estilos musicais de maior popularidade entre os angolas é o semba, seguido do kuduro. Com influência da música eletrônica e de elementos do folclore nacional, o kuduro têm sido o estilo mais popular desde o final dos anos 80. Uma observação: kuduro é uma neologismo que significa "bunda dura".

 

Como todos sabem, a capoeira é uma manifestação cultural que mistura golpes de arte marcial com dança. Mas o que nem todos imaginam é que ela foi desenvolvida como uma luta por escravos angolanos, que utilizavam os golpes como defesa contra os senhores violentos. Como os escravos vindos para o Brasil precisavam disfarçar os treinamentos, deram à aparência de dança para os seus golpes.

 

Não existe código de endereçamento postal em Angola. Os carteiros conseguem entregar as cartas com base em referências sobre a rua do destinatário.

 

Os jogadores da seleção de futebol angolana são chamados de "palancas negras". Explica-se: a palanca negra é uma espécie de antílope que só existe em Angola. É uma espécie de símbolo nacional. Ela representa a sagacidade, a velocidade e a beleza.

 

A primeira telenovela angolana transmitida no Brasil foi Windeck. De produção luso-angolana, ela conta a história de pessoas que fazem de tudo para subir na vida. O sucesso de público e crítica foi grande, levando-a a concorrer ao Emmy Internacional de melhor telenovela com a brasileira Avenida Brasil.

 

Angola é rica em minerais como o ferro e pedras preciosas como o diamante (ela chegou a ser o quarto maior produtor do mundo). Mas a descoberta de jazidas de petróleo transformaram o país no segundo maior produtor da África, atrás apenas da Nigéria.

 

Angola é atualmente, um dos países de crescimento econômico mais vigoroso no continente africano. Entre os anos de 2014 e 2015, o PIB local cresceu mais de 7%.

 

Apesar do forte crescimento econômico, Angola é ainda um país extremamente desigual. Mais de 70% da população sobrevive com apenas 2 dólares por dia.

 

Uma das principais atrações naturais de Angola são as quedas de Kalandula, conjunto de cachoeiras situadas no município de mesmo nome. As quedas de Kalandula são a segunda maior queda d´água da África.

 

Fontes: Wikipédia, Enciclopédia Ilustrada Folha, Portal do Governo de Angola, TV Brasil, Folha de S. Paulo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário