sexta-feira, 24 de julho de 2020

16 CURIOSIDADES E FATOS RELEVANTES SOBRE O MATO GROSSO DO SUL

Bandeira do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um dos estados menos populosos do Brasil. É também um dos estados com menor número de habitantes por quilômetro quadrado. Mas você sabia que ele possui uma expressiva comunidade indígena? Veja a seguir algumas curiosidade sobre o Mato Grosso do Sul, um estado surgido há menos de 50 anos.

 

Dos 78 municípios do estado, apenas 23 possuem população superior a 20 mil habitantes (dados de 2015).

 

As cidades mais populosas do Mato Grosso do Sul são Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

 

A capital e cidade mais populosa é Campo Grande, com 853.622 habitantes em 2015.

 

Em torno de 30% da população nasceu fora do estado. Ele recebeu ao longo das últimas décadas imigrantes oriundos de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e outras unidades federativas. É também considerável a quantidade de imigrantes paraguaios.

 

Com mais de 50 mil indivíduos, o Mato Grosso do Sul possui a quarta maior população indígena do Brasil (as maiores populações estão no Amazonas, Bahia e São Paulo).

 

A economia do estado é baseada principalmente no setor agropecuário. Existem várias fazendas de criação de gado. Seu rebanho bovino é o segundo maior do país.

 

Mais da metade do estado é coberta pelo Pantanal. As altitudes inferiores a 100 metros transformaram a região pantaneira na maior planície alagadiça do planeta. As cheias atingem 80% da sua área.

 

O Pantanal possui mais peixes do que todos os rios da Europa juntos. Além das 325 espécies de peixes, ele abriga 159 de mamíferos, 98 de répteis e mais de 6 mil de aves.

 

O estado do Mato Grosso do Sul possui diversos parques estaduais e nacionais. Um dos maiores é o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, que foi criado para proteger a biodiversidade da região.

 

Outro parque criado com o objetivo de proteger o bioma é o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Localizado em sua área, o município de Bonito é um dos mais procurados para a prática de ecoturismo.

 

Os principais rio do Mato Grosso do Sul são: Paraguai, Paraná, Paranaíba, Aquidauana, Correntes, Apa, Aporé, Verde, Sucuriú, Taquari, Pardo e Anhanduí.

 

O nome Campo Grande surgiu do seu primeiro nome, que era Arraial de Santo Antônio de Campo Grande.

 

O Mato Grosso do Sul surgiu em 1977 com o desmembramento do estado de Mato Grosso, que tinha Cuiabá como capital.

 

O animal símbolo do Pantanal e do próprio Mato Grosso do Sul é a onça-pintada, que está presente no brasão de armas do estado.

 

O consumo de erva-mate é alto no Mato Grosso do Sul. Servida normalmente num recipiente feito de chifre de boi, a bebida é chamada de tererê entre os pantaneiros.

 

Um dos pratos típicos do estado – principalmente dos moradores das cidades – é a soba, um caldo de peixe acompanhado de macarrão e ingredientes variados como ovos, legumes e carne. A soba é um prato de origem oriental.

 

Entre os pratos típicos do Pantanal, podemos citar o caldo de piranha, a costelinha de pacu, o arroz carreteiro, o macarrão de comitiva e a chipa (um biscoito parecido com o pão-de-queijo). Pratos com carne de animais silvestres como o javali e o jacaré são também bastante apreciados.

 

Fontes: Wikipédia, Lista10, Mundo Educação, Enciclopédia Ilustrada Folha.

 

 

Um comentário:

  1. Obrigada pelas curiosidades, me ajudaram muito na lição de Português, da escola!

    ResponderExcluir