Descubra nas linhas a seguir uma série de curiosidades sobre o Panamá, um dos mais importantes países da América Central. Descubra detalhes sobre a sua população, clima e meio ambiente. Saiba também mais detalhes sobre o conhecido Canal do Panamá.
A República do Panamá está localizada num istmo que une a América Central e América do Sul. O país é cortado ao meio pelo Canal do Panamá.
Como a maior parte dos países da América Central, o Panamá possui dois litorais, um no Oceano Atlântico e outro no Pacífico.
O Panamá é um dos raros lugares no mundo onde se pode apreciar o nascer do sol num oceano e o sol poente em outro.
O clima panamenho é tropical, com temperatura média anual de 27º Celsius.
A fauna e a flora são riquíssimas, com grande variedade de plantas e animais. Existem mais de 1.000 espécies diferentes de aves em seu território, incluindo as migratórias que passam pelo Panamá.
O Panamá possui apenas 3,3 milhões de habitantes, um pouco mais que a cidade brasileira de Salvador.
A maior parte da população é mestiça, descendente de europeus e ameríndios.
A cidade mais populosa do país é a capital Cidade do Panamá, com 1 milhão de habitantes.
Um dos primeiros assentamentos europeus nas Américas foi Santa María de Belén, fundado no atual território do Panamá por Cristóvão Colombo em 1501.
Panamá, Colômbia, Equador e Venezuela formaram no passado um único país, chamado de Grã-Colômbia.
Símon Bolívar, herói da independência do Panamá, é também considerado herói na Venezuela, Colômbia e Equador.
O Panamá tornou-se independente duas vezes. A primeira, quando se separou da Espanha e a segunda, quando proclamou a independência em relação à Colômbia.
O Canal do Panamá foi controlado pelos Estados Unidos durante décadas. Só passou para o controle do Panamá recentemente – mais propriamente em 1999. Sua exploração constitui uma das principais fontes de recursos do país.
A construção do canal durou 35 anos. Cerca de 25 mil pessoas morreram na obra, o equivalente a duas por dia.
O Panamá é um dos países da região da América Central e Caribe com melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.
O Panamá é um dos melhores locais para se aposentar no mundo. Recebe todos os anos levas de aposentados norte-americanos e europeus.
A moeda do Panamá é a balboa, nome escolhido em homenagem ao colonizador Vasco Nuñes de Balboa. A balboa está atrelada ao dólar norte-americano. Um detalhe bastante curioso: não existem notas de balboa, apenas moedas.
Um dos mais longos feriados do Panamá é o de carnaval. Assim como os brasileiros, os panamenhos brincam o carnaval durante quatro dias do ano, que variam de acordo com o calendário lunar.
O chapéu Panamá é produzido no Equador. Uma observação: os produtores locais estão enfrentando a concorrência (que consideram desleal) do Panamá feito… imagine, na China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário