segunda-feira, 27 de julho de 2020

25 INFORMAÇÕES INSÓLITAS E CURIOSIDADES SOBRE A PELE HUMANA

Tons de pele

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Sabia também que ela é dividida em três camadas, entre as quais a epiderme? Sabia ainda que ela é igual em todos os grupos humanos? Percorra os tópicos a seguir e veja as informações e curiosidades sobre a pele humana selecionadas por nós.

 

A pele é chamada pelos anatomistas de cútis.

 

A pele é o maior órgão do corpo humano. Em um adulto médio, ela tem 2 metros quadrados de extensão.

 

A pele é o mais pesado órgão humano. Em média, ela pesa duas vezes mais que o cérebro.

 

Ela é dividida em três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme é a cama externa da pele (que está em contato com o exterior). Já a derme fica abaixo da epiderme (digamos que é uma espécie de camada intermediária) e a hipoderme é a camada mais profunda.

 

A epiderme é praticamente constituída de células mortas. As células novas e vivas são formadas um pouco abaixo dela.

 

A pele de uma pessoa saudável renova-se mais ou menos a cada 28 dias.

 

Se “trocamos de pele” com frequência, por que a tatuagem não sai com o tempo? A resposta é simples: porque ela é feita nas camadas mais profundas da pele (as agulhas dos tatuadores penetram cerca de 2 milímetros na pele da pessoa).

 

Uma pessoa adulta perde em torno de 15 gramas de pele todos os dias. Boa parte da poeira de uma residência é formada pela pele das pessoas que lá vivem.

 

A pele é finíssima, com espessura de 0,4 a 2 milímetros.

 

Mais uma: a pele não é uniforme. É mais fina nas pálpebras e mais grossa em áreas como a sola dos pés. Na ponta dos dedos, possui sulcos.

 

A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. A diferença é que em alguns ela possui maior quantidade de melanina, se tornando mais escura.

 

Os albinos possuem pele e cabelos claros em virtude de uma deficiência genética que provoca a ausência de melanina. Quanto mais branco for a pele da pessoa, maior a probabilidade de que venha a sofrer lesões provocadas por exposição ao Sol.

 

Pessoas que consomem alimentos ricos em vitamina D acabam ficando com a pele um pouco escura. É o caso dos esquimós que, apesar de viverem em zonas frias, possuem a pele mais escura do que os europeus.

 

Uma pessoa pode eliminar de 4,5 a 7 litros de suor por dia. O mau cheiro provocado pela transpiração tem como origem as bactérias que se alimentam do suor.

 

A caspa é a descamação do couro cabeludo.

 

As pintas são resultado da multiplicação excessivas das células que dão cor à pele. Elas normalmente tem 0,5 centímetros de comprimento.

 

Verrugas são saliências ásperas e grossas causadas por vírus (o conhecidíssimo HPV). São muito comuns em crianças e surgem principalmente nas mãos e nos pés. Só podem ser retiradas com a ajuda de um médico.

 

Sardas são formadas pelo aumento da melanina. Tem origem genética e são comuns em pessoas ruivas. Sardas também surgem pela exposição excessiva ao sol.

 

A acne (aumento da secreção de sebo pela glândulas sebáceas) é mais comum na adolescência e atinge mais mulheres do que homens.

 

Aliás, você sabia que até 80% dos danos na pele surgem antes dos 18 anos?

 

O que define uma queimadura é a gravidade do ferimento. A queimadura de primeiro grau apenas deixa a pele vermelha. A de segundo grau, forma bolhas. A de terceiro grau atinge as camadas mais profundas da pele. Mas a pior de todas é a de quarto grau, que carboniza a pele e atinge até os ossos.

 

Pintas grandes, escuras e com bordas irregulares podem ser câncer de pele. Nesse caso, procure um médico imediatamente.

 

O câncer com maior incidência no Brasil é o câncer de pele, com 25% dos casos registrados.

 

Existem dois tipos de câncer de pele: o não-melanoma e o melanoma. O não-melanoma tem origem nas células escamosas e basais; o melanoma surge nas células produtoras de melanina.

 

O sol que você toma hoje pode causar danos à pele no futuro. As manchas e até o câncer podem surgir daqui a 10, 20 ou 25 anos. É por esse e outros motivos que os dermatologistas recomendam: use sempre protetor solar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário