quarta-feira, 15 de julho de 2020

10 CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE A FAMÍLIA DOS COELHOS E LEBRES

coelho

Coelhos e lebres podem ser considerados roedores? Qual a diferença entre um coelho e uma lebre? É verdade que o coelho é considerado uma praga em alguns países? Descubra as respostas para essas perguntas e veja algumas curiosidades sobre a família dos coelhos através dos tópicos a seguir.

 

Os lagomorfos pertencem a uma ordem de pequenos mamíferos. Assim como os roedores, são animais herbívoros. A principal diferença entre lagomorfos e roedores é que, ao contrário desses últimos, que possuem apenas dois incisivos, os primeiros possuem quatro, dois na arcada de cima e dois na de baixo.

 

Coelho e lebres não pertencem à ordem dos roedores (Rodentia), mas a dos lagomorfos. Mas qual a diferença entre ambas as espécies? Anote aí: a lebre é maior e possui orelhas mais compridas. Outra diferença está nos filhotes. Enquanto os filhotes de coelhos nascem cegos e pelados, os de lebre nascem de olhos abertos e com pelos.

 

Existem cerca de 50 raças de coelhos no mundo. A mais conhecida é o coelho comum, vendida em pet shops e criado em fazendas de abate.

 

A gestação da coelha dura em torno de um mês, quando nascem de quatro a 12 filhotes. Como tem várias gestações seguidas, uma coelha é capaz de gerar até 70 filhotes em um ano.

 

Justamente por ter muitos filhotes, o coelho é considerado símbolo da renovação em algumas culturas. Para os judeus e cristãos, por exemplo, ele simboliza uma nova vida. E não é se motivos que foi escolhido como animal-símbolo da Páscoa cristã.

 

Os coelhos procriam de tal forma que os criadores recomendam manter machos e fêmeas separados.  Se ficarem juntos em tempo integral, podem ter várias ninhadas (o dono certamente não saberá o que fazer com tantos coelhinhos). Outra solução é castrar os animais.

 

Os coelhos se reproduzem tão rapidamente que viraram praga em países como Suécia, Austrália, Nova Zelândia e Brasil. Em Estocolmo, na Suécia, eles estão sendo mortos e incinerados para produzir eletricidade.

 

No século XIX, um fazendeiro levou para a Austrália um casal de coelhos. O problema foi que ele se multiplicou tanto que acabou virando praga e prejudicando a economia local.

 

Com apenas seis meses de idade, o coelho já é um animal amadurecido e pode ter a sua própria prole.

 

Poucas pessoas sabem, mas coelhos são animais de hábitos noturnos.

 

Se fossem como  Pernalonga, que come cenouras o tempo todo, os coelhos acabariam morrendo. Como possui açúcar, a cenoura pode comprometer a saúde do animal se ele for alimentado diariamente com ela. A dieta dos coelhos devem ser feitas de folhas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário