Chicago significa na língua dos índios que habitavam a região “cebola silvestre” ou “alho silvestre”
Chicago é a principal cidade de Illinois, estado da região Centro-Oeste dos Estados Unidos. O estado possui 12 milhões de habitantes, 65% na região de Chicago.
Chicago está localizada às margens do gigantesco lago Michigan, um dos cinco grandes lagos da América do Norte. O Michigan é o maior lago de água doce dos Estados Unidos e o quinto do mundo.
Chicago é a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos, atrás de Nova York e Los Angeles.
A cidade possui 2,7 milhões de habitantes, mas a região metropolitana engloba 9,5 milhões. As principais cidades da região são, além da própria Chicago: Naperville, Aurora e Gary (uma curiosidade: Gary fica em Indiana, não Illinois).
É uma das cidades mais multiétnicas dos Estados Unidos e com maior percentual de cidadãos afro-americanos.
A cidade com maior número de poloneses fora da Polônia é Chicago. O segundo lugar fica com a brasileira Curitiba.
Acredite se quiser, mas Chicago é mais violenta do que a brasileira São Paulo. O índice de homicídios da cidade americana é de 15 para cada 100 mil pessoas, enquanto que o de São Paulo é de 12 para 100 mil (dados de 2013).
Chicago é a terceira cidade mais visitada dos Estados Unidos, com cerca de 40 milhões de turistas. As outras duas são Nova York e Las Vegas.
O aeroporto internacional de Chicago é atualmente o quinto mais movimentado do mundo. Os quatro primeiros lugares ficam com Hartsfield Atlanta International Airport (Atlanta, Estados Unidos), Aeroporto Internacional de Pequim (China), Aeroporto de Londres Heathrow (Reino Unido) e Aeroporto Internacional de Tóquio (Japão).
O clima é extremo, ou seja, é muito frio no inverno (com temperaturas em torno de -20º Celsius) e quente no verão (calor acima de 30º Celsius). As melhores estações para visitar Chicago são, portanto, o outono e a primavera.
A Universidade de Chicago foi agraciada com 85 prêmios Nobel até 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário