sexta-feira, 17 de julho de 2020

25 CURIOSIDADES SOBRE A ORIGEM E A HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Brasília

Você sabia que o plano-piloto de Brasília possui o formato de um avião? Sabia que os brasilienses não elegem prefeito? Sabia também que mais da metade da sua população não nasceu lá? Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades e fatos inusitados sobre Brasília, sua origem e sua história.

 

Brasília começou a ser planejada e desenvolvida em 1956.

 

Foram desenhados diversos “planos-pilotos” antes da aprovação do projeto do urbanista Lúcio Costa. No formato de avião, o Plano Piloto de Costa levava em conta o relevo da região e o contorno do Lago Paranoá.

 

Com mais de 2,8 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

 

Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (que equivalem a bairros, vamos assim considerar). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.

 

Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governador e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? Os administradores regionais escolhidos pelo governador do Distrito Federal.

 

Brasília abriga 124 embaixadas estrangeiras.

 

Os brasilienses também costumam ser chamados pelo apelido de candangos.

 

Em 1956, o governo de Juscelino Kubistchek criou uma empresa chamada Novacap com o objetivo de construir a nova capital do Brasil.

 

As celebrações de inauguração da cidade começaram com uma cerimônia religiosa católica, seguida de discursos, bailes e muita festa. Conta-se que Juscelino Kubistchek chorou durante a missa de inauguração.

 

A inauguração da nova capital foi saudada pelo então papa João XXIII através do rádio.

 

Em seus primeiros dias, Brasília atraiu dezenas de turistas que, vindos de ônibus de várias partes do país, queriam conhecer a nova cidade.

 

O lago Paranoá nasceu do represamento de um rio da região chamado justamente Paranoá.

 

Os projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer atraem milhares de turistas para a capital todos os anos.

 

Dados do ano 2000 indicavam que mais da metade da população de Brasília era formada por migrantes – ou seja, a maioria dos brasilienses não nasceu lá.

 

Entre as cidades-irmãs de Brasília estão Washington (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Doha (Qatar), Roma (Itália), Lima (Peru), Santiago (Chile), Sidney (Austrália) e Berlim (Alemanha).

 

Brasília é a terceira cidade mais rica do Brasil. A renda do brasiliense é três vezes maior do que a renda média do brasileiro.

 

Ela possui também o quinto maior PIB per capita entre as principais cidades da América Latina.

 

O Plano-piloto de Brasília foi, ao lado de Olinda, Ouro Preto e Rio de Janeiro, oficializado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Brasília está localizada a 1.000 metros acima do nível do mar, numa região plana conhecida como Planalto Central.

 

Uma das sedes da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 foi o Estádio Nacional de Brasília, cujo nome correto é Estado Nacional de Brasília Mané Garrincha.

 

A primeira ligação telefônica de Brasília foi feita por Juscelino Kubistchek.

 

A Esplanada dos Ministérios é formada por 17 edifícios.

 

A Praças dos Três Poderes é assim chamada por ser sede do Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal), Executivo (Palácio do Planalto) e Legislativo (Congresso Nacional).

 

A Catedral de Brasília, principal templo católico da capital chama-se, na verdade, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

 

Devido ao seu conjunto urbanístico e arquitetônico, Brasília foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco. Ela possui a maior área tombada do mundo: 112,5 quilômetros quadrados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário