sábado, 11 de julho de 2020

40 CURIOSIDADES E DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL E CARIBE

Mapa da América Central

A região da América Central e Caribe é formada por diversos países, possessões e territórios ultramarinos. Conheça aspectos curiosos sobre sua formação política, geografia e população através dos tópicos que nós destacamos a seguir.

 

A América Central é formada por 20 países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago.

 

A América Central é formada também por territórios ultramarinos e dependências. Um bom exemplo de território ultramarino é Guadalupe, que faz parte da França. Um exemplo de dependência é Aruba, uma colônia holandesa.

 

Porto Rico é um Estado associado aos Estados Unidos da América. Na prática, é como se fosse uma espécie de 51º estado norte-americano.

 

O maior país da América Central é a Nicarágua e o menor, São Cristóvão e Névis. Na região do Caribe, o maior é Cuba.

 

A população dessa parte do continente americano somava 45 milhões de pessoas em 2012. Ela cresce cerca de 3,5% ao ano e tem Cuba como país mais populoso.

 

A cidade mais populosa da América Central e Caribe é Santo Domingo, na República Dominicana. Em 2014, ela possuía em torno de 3,8 milhões de habitantes. Em segundo e terceiro lugar estão a Cidade da Guatemala, na Guatemala, e Havana, em Cuba, com 2,14 e 2,13 milhões de habitantes.

 

O país mais rico é a Costa Rica e o mais pobre, o Haiti. Detalhe: o Haiti é o país mais pobre de todo o continente americano.

 

A maioria da população fala espanhol, mas há um grande contingente de falantes de línguas indígenas. O francês é a língua predominante no Haiti. Em algumas ilhas do Caribe, o inglês e o holandês possuem muitos falantes.

 

A principal língua das ilhas de Curaçao, Aruba e Bonaire é o papiamento, uma língua derivada do português.

 

Antígua e Barbuda adotou esse nome por ser formada por 34 ilhas, sendo as ilhas de Antígua e de Barbuda as principais.

 

Antígua e Barbuda é membro de uma comunidade de Estados soberanos e colônias da região chamada Organização dos Estados do Caribe Oriental. A OECO promove a integração econômica, a cooperação técnica, o desenvolvimento sustentável, a defesa dos Direitos Humanos e a política de boa vizinhança entre os Estados do Caribe. Ela possui uma moeda própria, o dólar do Caribe Oriental.

 

Além de Antígua e Barbuda, a OECO possui como membros os seguintes Estados: Dominica, Granada, Montsserat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis e outros.

 

Alguns Estados da América Central Caribe integram também a Comunidade Britânica, uma organização intergovernamental composta por 50 países-membros, a maioria ex-colônias britânicas.  Entre eles estão Belize, Jamaica, Granada, Barbados e Santa Lúcia. A rainha Elizabeth II, do Reino Unido, é reconhecida como monarca de muitos desses países.

 

Países como Haiti, Jamaica e República Dominicana possuem um grande contingente de descendentes de africanos. Enquanto na República Dominicana os negros representam 70%; no Haiti, Haiti representam 90%.

 

A Jamaica é o terceiro país anglófono – ou seja, que fala a língua inglesa – do continente americano, atrás dos Estados Unidos e Canadá.

 

O rastafarismo surgiu na Jamaica. Em geral, os "rastas" são naturalistas, vegetarianos, pregam a paz entre os povos e veneram a cultura africana. Entre os maiores divulgadores dessa doutrina estava o cantor Bob Marley. O curioso é que apenas 10% dos jamaicanos são "rastas".

 

Desenvolvido a partir do ska e do rocksteady, o reggae é o mais jamaicano dos estilos musicais. Seus maiores representantes são Bob Marley, Peter Tosh, Wayne Wade, Lee Perry e Prince Buster.

 

Cuba é o único país de regime comunista do continente americano, com partido único e sem eleições diretas. Ele foi governado pelos irmãos Castro de 1959 a 2018, época da Revolução Cubana, quando grupos de esquerda tomaram o poder na ilha.

 

A expectativa de vida dos cubanos é uma das maiores das Américas: 75 anos.

 

O Haiti divide com a República Dominicana a ilha de Hispaniola, a segunda maior do Caribe. Hispaniola é também chamada de São Domingos.

 

O Haiti é, ao lado de nações como Canadá (região de Quebec) e Guiana Francesa, um dos poucos países da América onde a língua oficial é o francês. Outra língua oficial é o crioulo, falado por quase 90% da população.

 

O Haiti foi o segundo país do continente americano a conquistar a independência, depois dos Estados Unidos. O movimento de independência começou com uma revolta de escravos contra os senhores franceses.

 

O Haiti é um dos países mais sujeitos a desastres naturais do hemisfério ocidental. Furacões são frequentes por lá. A temporada de furacões de 2008 foi uma das mais devastadoras da história, destruindo quase 90% das lavouras.

 

Por estar localizado sobre uma falha geológica, o Haiti é também um país extremamente sujeito a terremotos. O grande terremoto de 2010 foi um dos mais catastróficos da história, com um saldo de 100 a 200 mil mortos. A capital Porto Príncipe foi praticamente arrasada.

 

Com pouco mais de 330 mil habitantes, Belize é um dos países com a mais baixa taxa populacional de toda a América Central. Mais de 20% da população vive na área urbana da Cidade de Belize, uma das mais importantes do país.

 

Metade do território de Belize é ocupado por florestas tropicais. As florestas também são abundantes em países como Panamá, Guatemala e Costa Rica.

 

As florestas da Costa Rica – 25% protegidas por leis ambientais – possuem uma das mais ricas biodiversidades de todo o continente americano. A parte central do país concentra uma grande quantidade de orquídeas, com cerca de 1.000 espécies.

 

A Costa Rica é também famosa pelos seus imponentes vulcões, alguns ativos. Os mais conhecidos são o Irazú, o Poás e o Arenal.

 

Países da América Central como Costa Rica, Nicarágua e Panamá possuem dois litorais, um no oceano Atlântico e o outro no Pacífico (é possível apreciar o sol nascente em um oceano e o poente em outro).

 

A República do Panamá está localizada num istmo que une a América Central à América do Sul. O país é cortado pelo Canal do Panamá, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

 

O Canal do Panamá foi controlado pelos Estados Unidos durante décadas. Só passou para as mãos panamenhas recentemente – mais propriamente em 1 999. Sua exploração constitui uma das principais fontes de recursos do país.

 

O Panamá é um dos países da região da América Central e Caribe com melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano.

 

A Nicarágua possui florestas tropicais e vulcões, mas tornou-se mais conhecida por seus lagos. Ela possui nove grandes lagos, sendo o maior o Nicarágua. É o segundo maior lago de todo o continente, atrás apenas do sul-americano Titicaca. Detalhe: é nesse lago que vive o único tubarão de água doce do mundo.

 

Um dos maiores projetos de construção civil do século XXI é o canal que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico cortando toda a Nicarágua. Projetado por uma empresa de capital chinês, ele deve ser o segundo canal da região. Os primeiros navios devem atravessá-lo em 2019.

 

Grande parte da população de países como El Salvador, Nicarágua, Honduras e Guatemala é constituída de mestiços de ameríndios com europeus. Na Guatemala, 40% da população possui antepassados maias. Ruínas maias e monumentos a esses antigos habitantes da América são muito comuns por lá.

 

Outros pontos em comum entre a Guatemala e os países vizinhos: florestas tropicais, biodiversidade exuberante, relevo montanhoso e vulcões. No total, são 33 vulcões. O ponto mais alto da América Central é o monte Tajamulco, um vulcão guatemalteco com 4 220 metros de altitude. Mas...

 

O país mais montanhoso da América Central é Honduras, com montes que chegam a  2 700 metros de altitude. O curioso é que é um dos poucos países da região que não possui vulcões.

 

Alguns dos maiores sítios arqueológicos maias estão em Honduras - onde, aliás, também existem muitas pessoas com antepassados maias. O maior sítio é a cidade de Copán, no oeste do país.

 

Segundo a ONG Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública e Justiça Penal, sediada no México, a cidade hondurenha de San Pedro Sula é a mais violenta do mundo. São 187,14 assassinatos por 100 mil habitantes. Só para se ter uma ideia, Maceió, considerada a capital brasileira mais violenta, tem um índice de 79,76 homicídios por 100 mil habitantes.

 

A temperatura média na América Central durante todo o ano é de 27º Celsius.

 

A tortilla é mais conhecida como um prato tipicamente mexicano. Mas o que poucas pessoas sabem é que ela é consumida em grande parte da América Central.

 

Obs: os dados aqui utilizados são referentes aos anos de 2012 a 2016.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário