segunda-feira, 13 de julho de 2020

21 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES PRECIOSAS SOBRE CURITIBA

Jardim Botânico de Curitiba

Siga o texto abaixo e descubra algumas curiosidades e informações preciosas sobre uma das mais irresistíveis capitais brasileiras: Curitiba. Veja informações sobre a sua região metropolitana, seus bairros e seus aspectos humanos.

 

Curitiba é a capital e principal cidade do estado do Paraná. Com 1,9 milhão de habitantes, é também a mais populosa.

 

Com 3,2 milhões de habitantes, a região metropolitana de Curitiba engloba 29 municípios. Entre eles estão São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Araucária e Quatro Barras.

 

Curitiba possui 75 bairros. Os mais populosos estão na região de Cidade Industrial, Sítio Cercado, Cajuru, Boqueirão e Uberaba.

 

De origem indígena, a palavra Curitiba significa "muito pinheiro" ou "terra dos pinhais". O tal pinheiro é a araucária, uma árvore de clima sub-tropical também conhecida como pinheiro-do-paraná.

 

A araucária inspirou também os nomes das cidades de São José dos Pinhais, Pinhais e Araucária. Está presente nos brasões de diversas cidades do Centro-Sul do Brasil, como a paulista Campos do Jordão, a paranaense Ponta Grossa e a catarinense Caçador.

 

Curitiba recebeu grande levas de imigrantes europeus, como portugueses, alemães, italianos, ucranianos e poloneses. É a segunda cidade do continente americano com maior número de descendentes de poloneses (a primeira é a norte-americana Chicago).

 

A proximidade com o oceano e a altitude fazem de Curitiba a capital mais fria do Brasil. Some-se a isso o fato de que ele está na Região Sul. A temperatura mais baixa já registrada por lá foi -6º Celsius, em 1920.

 

Curitiba é a capital brasileira com o menor índice de analfabetismo.

 

Em 2006, Curitiba foi apontada pela revista America Economia como a quinta melhor cidade latina para se investir. Ficou atrás apenas de São Paulo, Monterrey (México), Santiago (Chile) e Miami (Estados Unidos).

 

Curitiba é a quinta grande cidade mais arborizada do Brasil (as primeiras são Goiânia, Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre). Possui cinco vezes mais área verde por habitante do que o recomendado pela ONU. Mas...

 

Uma pesquisa realizada pela Siemens com a Economist Intelligence Unit apontou Curitiba como a cidade mais verde do Brasil e da América Latina.

 

Curitiba era em 2014 a décima cidade brasileira com melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Apenas 1% da população foi considerada abaixo da linha da pobreza.

 

Existe em Curitiba um parque com construções típicas da Polônia. O Bosque do Papa é uma homenagem ao papa de origem polonesa João Paulo II, que esteve no local no início dos anos 80.

 

Curitiba é a cidade brasileira com o maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes.

 

O museu de arte de Curitiba possui o formato de um olho. Chamado de Museu Oscar Niemeyer, ele é um dos principais pontos turísticos da cidade (uma observação: foi o próprio Niemeyer quem projetou a obra).

 

Existe em Curitiba um museu cuja fachada lembra um templo do antigo Egito. O Museu Egípcio de Curitiba é mantido pela Ordem Rosacruz/AMORC, uma organização internacional de caráter místico e filosófico, e fica no bairro Bacacheri.

 

O maior restaurante do continente americano é o curitibano Madalosso, no bairro gastronômico de Santa Felicidade. Ele possui estacionamento para 900 veículos e 4.645 lugares.

 

O primeiro prédio giratório do mundo foi construído em Curitiba. Localizado na região do Bigorrilho, ele possui 11 andares e gira 360º independente para cada andar.

 

Poucas pessoas sabem (inclusive a maioria dos curitibanos), mas o formato geométrico do Jardim Botânico lembra a bandeira de Curitiba.

 

Existe uma cidade na serra catarinense chamada Curitibanos. Ela recebeu esse nome porque foi fundada por colonos oriundos da capital do Paraná. A sua bandeira lembra em muitos aspectos a bandeira de Curitiba.

 

Você sabia que já nevou duas vezes na cidade? A última foi no inverno de 2013, quando foi registrada neve em alguns bairros.

 

Imagem acima: Jardim Botânico de Curitiba

 

Fontes: Wikipédia, Prefeitura de Curitiba, Mega Curioso, Accor Hotéis, Exame, Veja Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário