sábado, 4 de julho de 2020

18 FATOS ESTRANHOS E CURIOSIDADES SOBRE AS ÚTEIS MINHOCAS

Minhoca

Você sabia que existem pelo menos 4.500 espécies de minhocas? Sabia que minhocas respiram através da pele? Leia as próximas linhas e descubra um mix de curiosidades e fatos estranhos sobre esse pequeno mas extremamente útil anelídeo.

 

Anelídeos são animais de corpo alongado como a sanguessuga e a minhoca. São assim chamados porque seus corpos possuem segmentos que lembram anéis. Existem mais de 200 mil espécies de anelídeos geograficamente distribuídas pelo mundo todo.

 

No total, existem em torno de 4.500 espécies conhecidas de minhocas. Elas possuem um comprimento médio de 13 centímetros, mas há registros de espécies de mais de 2 metros.

 

Acredita-se que as minhocas tenham surgido há cerca de 500 milhões de anos.

 

Minhocas são cegas, não possuem ouvidos e respiram através da pele. Elas são capazes de detectar a luz, sentir o calor e perceber as mais leves vibrações no solo.

 

Outra coisa: minhocas não possuem dentes, e muito menos mandíbulas. A sua boca tem um formato de tromba, que permite comer o alimento debaixo da terra.

 

Embora sejam hermafroditas (animais que possuem ambos os sexos), as minhocas não conseguem autofecundar-se. Uma minhoca fecunda a outra e os ovos são postos num pequeno casulo de muco.

 

Acredite se quiser, mas existe uma espécie de minhoca na Europa que é capaz de fazer buracos até no concreto.

 

Minhocas podem possuir até 15 pares de corações. Para que haja uma boa circulação de sangue em seu corpo, elas precisam de no mínimo dois pares.

 

Existem terrenos onde cada hectare é habitado por nada menos que 6 milhões de minhocas.

 

Com os seus túneis, as minhocas ajudam a aumentar a quantidade de ar no subsolo. Também afofam a terra. Ricas em nitrogênio, cálcio e outros nutrientes, as suas fezes são absorvidas pelas plantas. As minhocas são, portanto, excelentes aliadas dos agricultores.

 

Um concurso feito em Lyon, na França, elegeu um prato feito com minhocas para substituir a carne bovina nas refeições.

 

Na Califórnia, Estados Unidos, é realizado um concurso anual de receitas com esse tipo de "ingrediente". Ele é promovido por criadores que querem ressaltar as qualidades nutritivas do animal.

 

Moradores de algumas regiões de China consomem a minhoca em sopas. Essa receita é também conhecida em Taiwan. Por falar em receita...

 

Você sabia que minhocas possuem um sabor "meio adocicado" e, segundo as pessoas que experimentaram, "levemente terroso"?

 

Ao contrário do que se pensa, os peixes não dão muita atenção para as minhocas. Eles preferem pedacinhos de salsicha e até mesmo iscas artificiais.

 

Minhocas gostam de restos de vegetais, em especial melão e melancia. O curioso é que elas também são loucas por leite com açúcar.

 

Minhocas consomem por dia metade de seu peso. Em um ano, uma minhoca é capaz de consumir cerca de 4,5 quilos de alimentos.

 

Minhocas são capazes de se regenerar. Se você cortar um pedaço de um desses anelídeos, ela logo recupera a parte perdida. Se cortar minhocas de certas espécies em duas, surgem duas minhocas.

 

Fontes: Wikipédia, Planeta Sustentável, Mundo Estranho, Escola de Agricultura da USP.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário