sexta-feira, 31 de julho de 2020

25 CURIOSIDADES E FATOS INACREDITÁVEIS SOBRE O TEXAS

Mapa e bandeira do Texas

O Texas é o segundo maior estado norte-americano, atrás apenas do Alaska. É também um dos mais populosos. Algumas das cidades com maior número de habitantes estão lá. Veja nas próximas linhas algumas curiosidades e fatos inacreditáveis sobre o Texas, sua história e sua cultura.

 

Localizado no sul do país, às margens do Golfo do México, o Texas é uma das 50 unidades federativas que formam os Estados Unidos da América.

 

A palavra Texas – ou Tejas, para os colonizadores espanhóis – possui origem indígena e significa “amigos”.

 

O apelido do Texas é Lone Star State (ou “estado da estrela solitária”, em português) em virtude da estrela única em sua bandeira. Aliás...

 

Você sabia que a bandeira do Texas é quase idêntica à do Chile?

 

Acredite se quiser, mas o Texas foi uma nação independente entre 1836 e 1845. Ele foi colonizado por espanhóis e fez parte do México antes de se tornar independente e posteriormente aderir aos Estados Unidos da América.

 

O Texas é o segundo maior estado norte-americano em área territorial. O maior é o Alasca.

 

Com 25 milhões de habitantes, o Texas é o segundo mais populoso dos Estados Unidos. O primeiro é a Califórnia, onde vivem 37 milhões de pessoas.

 

A cidade mais populosas é Houston, com 2 milhões de habitantes (se somarmos a área metropolitana, são 5, 8 milhões de pessoas).

 

A maior e mais populosa região metropolitana é a de Dallas/Fort Worth, onde vivem 6,8 milhões de pessoas.

 

A capital do estado do Texas é a cidade de Austin.

 

O Texas é tão rico que se fosse um país, ele seria o 13º mais rico do mundo (temos que lembrar que ele possui quase 40% das reservas de petróleo dos Estados Unidos).

 

Algumas das maiores empresas petrolíferas do país estão no Texas, sobretudo na cidade de Houston. O setor responde por grande parte da riqueza produzida no estado. Além de ser o maior produtor norte-americano de petróleo, o Texas é também o maior de gás natural.

 

A indústria agropecuária também é uma das mais ricas e dinâmicas dos Estados Unidos. Temos que lembrar que o Texas possui o maior rebanho bovino do país, sendo um grande produtor de carne e leite.

 

O Texas possui uma das maiores populações latinas dos Estados Unidos. Acredita-se que os latinos e os seus descendentes se tornem maioria por lá até 2030.

 

Existe entre os texanos uma lenda urbana muito interessante sobre um serial killer. Chamado de Servo Aniquilador, ele teria matado de forma cruel 8 pessoas, quase todas mulheres, em Austin entre 1884 e 1885. Ninguém nunca descobriu a identidade do assassino e especula-se ainda hoje que ele teria imigrado para a Inglaterra e se transformado em Jack, o Estripador.

 

Uma das personalidades texanas mais famosas é a cantora de folk e blues Janis Joplin. Enquanto estudava na Universidade de Austin, ela foi eleita “a pessoa mais feia do campus”, o que provocou desgosto que marcaria para sempre a sua vida.

 

Algumas das maiores colônias de morcegos que existem estão no Texas. Revoadas de milhares desses animais são bastante comuns por lá. A cidade de Austin possui a maior colônia de morcegos urbanos do mundo.

 

Você sabia que Austin é conhecida como a “capital da música ao vivo no mundo”? Explica-se: ela abriga o Austin City Limits Festival e o South by Southwest, dois importantes festivais de música. Sozinho, o ACL atrai um público de 450 mil pessoas. Mas...

 

Um dos eventos que mais atrai público no estado é o rodeio da cidade de Houston. Realizado no mês de março, ele atrai em torno de 2,5 milhões de pessoas. Uma das atrações mais curiosas é o rodeio infantil, onde crianças de 5 e 6 anos montam em ovelhas.

 

O desastre natural mais mortífero da história dos Estados Unidos foi o furacão que atingiu Galveston, no Texas, em 1900. Com ventos que ultrapassaram os 200 quilômetros por hora, ele matou 8 mil pessoas.

 

O Texas é o estado norte-americano com maior número de aeroportos abertos ao público. Acredite se quiser, mas são cerca de 400 aeroportos! Temos que lembrar que o aeroporto de Dallas é o terceiro em número de operações do mundo.

 

Os texanos adoram picapes. Elas são bastante comuns por lá, mas não são como essas que vemos no Brasil. São picapes com rodas gigantescas, as chamadas big trucks. A sua popularidade é tão grande que existem até vagas de estacionamentos maiores somente para elas nos shoppings.

 

O esporte oficial do Texas é o rodeio.

 

O animal símbolo desse estado norte-americano é o tatu (armadillo, em inglês).

 

Um dos pratos típicos é o chili, um preparado com carnes, tomates, feijões e muita pimenta.

 

Fontes: Wikipédia, Buzzfeed, Catraca Livre, Brasileiras pelo Mundo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário