quinta-feira, 9 de julho de 2020

18 CURIOSIDADES SOBRE A TAILÂNDIA, UM PAÍS FASCINANTE

Bandeira da Tailândia

Você sabia que a Tailândia já foi chamada de Sião? Sabia que ela nunca foi colonizada por europeus? Sabia também que é uma monarquia? Descubra nas próximas linhas um mix de curiosidades muito interessantes sobre a Tailândia, sua capital e seu povo.

 

Em tradução livre, thai significa “sorriso”, “feliz”. Land vem do inglês e quer dizer “terra”. Thailand seria, portanto, “terra dos sorrisos” ou “terra feliz”. Os próprios tailandeses chamam o seu país de “Terra dos Sorrisos”.

 

A Tailândia sempre foi conhecida pelos europeus como Sião. Siamês é o mesmo que tailandês.

 

A Tailândia é uma monarquia constitucional parlamentarista. O rei chama-se Bhumibol Adulyadej.

 

O país é dividido em 75 províncias (o equivalente a estados), cujos governadores são escolhidos pelo Ministro do Interior. A única exceção é Bangkok, onde o governador é eleito através do voto.

 

A capital tailandesa é Bangkoc (ou Bangcoc), cidade com aproximadamente 8 milhões de habitantes.

 

A bandeira tailandesa (imagem acima) é chamada de Tairanga que, no idioma local, significa tricolor. O vermelho representa o sangue derramado pelo país, o branco faz menção à pureza de seu povo e o azul, a monarquia.

 

A antiga bandeira da Tailândia continha uma imagem de um elefante, animal símbolo do país. Por sinal, o elefante é um mamífero muito comum no Sudeste Asiático.

 

De clima tropical, a Tailândia é um país quente e que recebe abundantes chuvas na época das monções. 

 

A costa tailandesa foi uma das mais atingidas pelo tsunami de 2004. Entre turistas e habitantes locais, calcula-se que tenham morrido mais de 8 mil pessoas.

 

A Tailândia é o único país do Sudeste Asiático que nunca foi colonizado por europeus.

 

O governo tailandês criou em 2006 um índice destinado a medir o grau de felicidade do povo. O novo índice é baseado em fatores como esperança de vida, satisfação trabalhista, relação familiar, segurança, saúde, liberdade de expressão e igualdade entre os sexos.

 

O budismo é praticado por 85% da população tailandesa. Há também minorias islâmicas e cristãs.

 

O esporte nacional da Tailândia é o muay thai, mais conhecido como boxe tailandês.

 

A cozinha tailandesa tornou-se famosa pela peculiar (ao menos para nós) mistura de sabores. Os tailandeses costumam misturar o salgado (como molho de peixe), o doce (açúcar, por exemplo), o amargo (vinagre e tamarindo) e o apimentado no mesmo prato.

 

Tocar a cabeça de alguém é considerado falta de educação na Tailândia.

 

O termo “gêmeos siameses” originou-se dos gêmeos xifópagos (gêmeos unidos por uma parte do corpo como abdômen ou braços) Chang e Eng, nascidos no Sião em 1811 e que, durante muito tempo, trabalharam como artistas de circo nos Estados Unidos.

 

Originário do Sudeste Asiático, o gato siamês foi, durante muito tempo, o animal preferido da família real tailandesa.

 

A peça de teatro e o filme O Rei e Eu foram baseados na história de Anna Leonowens, uma inglesa que viajou ao Sião para ser preceptora e professora dos filhos do rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário