terça-feira, 14 de julho de 2020

10 INFORMAÇÕES INTERESSANTES E CURIOSIDADES SOBRE A ARGÉLIA

Bandeira da Argélia

A Argélia é um país do norte da África cujo nome oficial é República Popular e Democrática da Argélia. Fica ao sul do mar Mediterrâneo e partilha suas fronteiras terrestres com o Mali, Níger, Líbia e Tunísia. Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades e informações a seu respeito.

 

Sua capital e cidade mais populosa da Argélia é a cidade de Argel, na costa do Mediterrâneo.

 

Com a divisão do território sudanês que possibilitou o surgimento do Sudão do Sul, a Argélia se tornou o maior país da África em extensão territorial.

 

A Argélia possui duas línguas oficiais: o árabe e o berbere. A mais falada é o árabe, que é usada por 85% da população. Apesar de não ser uma língua oficial, o francês é extensamente falado no país.

 

A grande maioria dos argelinos segue a religião islâmica.

 

A Argélia é juntamente com Líbia, Nigéria e Angola um dos países africanos que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Aliás...

 

A Argélia é dona da sétima maior reserva de gás do planeta, além de segundo maior exportador do produto.

 

A Argélia passou mais de 130 anos sob dominação francesa. Foi invadida em 1830 e só conseguiu proclamar a independência em 1962, depois de uma longa e sangrenta luta.

 

O país foi dominado durante anos por um partido único, a Frente de Libertação Nacional.

 

Ao contrário do que acontece em muitos países islâmicos, as mulheres argelinas conquistaram um espaço proeminente na sociedade. Só para se ter uma ideia, elas representam 70% dos advogados e 60% dos estudantes.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Taringa.

 

Um comentário: