quinta-feira, 9 de julho de 2020

12 INFORMAÇÕES CURIOSAS E FATOS INTERESSANTES SOBRE RONDÔNIA

Bandeira de Rondônia

Você sabia que o Brasil podia ter um estado chamado Guaporé? Sabia que Porto Velho, em Rondônia, é maior do que a Bélgica? Sabia que existe no Brasil um rio chamado Roosevelt? Veja alguns fatos curiosos e informações interessantes sobre Rondônia, um dos principais estados da região Norte.

 

Rondônia é o terceiro estado mais populoso da região norte, atrás de Pará e Amazonas.

 

Antes de chamar-se Rondônia, o estado era considerado um "território" de nome Guaporé – em virtude do rio Guaporé. Ele manteve esse nome até 1956.

 

Recebeu o status de Unidade Federativa no início dos anos 1980, passando a se chamar oficialmente Rondônia. O nome é uma homenagem ao sertanista Cândido Rondon.

 

A capital e cidade mais populosa de Rondônia é Porto Velho, com aproximadamente 500 mil habitantes.

 

Porto Velho é a capital brasileira com maior área – maior até do que países como Bélgica e Israel.

 

Outra curiosidade interessante sobre Porto Velho: é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país. Também fica na fronteira de dois estados: Amazonas e Acre.

 

A cidade foi construída em 1907 pela companhia norte-americana Madeira Mamoré Railway Company durante a construção da ferrovia Madeira-Mamoré.

 

Além de Porto Velho, as cidades mais populosas do estado são Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal.

 

Rondônia é basicamente um território de imigrantes. Em torno de 40% de sua população nasceu fora do estado, oriunda sobretudo dos estados do Sudeste e Sul.

 

A população segue diversos tipos de crenças, do catolicismo aos cultos afro-brasileiros. Rondônia é, no entanto, ao lado do Acre um dos estados com maior porcentagem de evangélicos do Brasil.

 

Existe em Rondônia um rio chamado Roosevelt, cujo nome homenageia uma personalidade norte-americana: o ex-presidente Theodore Roosevelt, que explorou a região à convite do Marechal Cândido Rondon.

 

Poucos brasileiros sabem, mas Rondônia é o estado da região Norte com melhor qualidade de vida.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário