domingo, 1 de março de 2020

21 CURIOSIDADES E FATOS INSÓLITOS SOBRE A NORUEGA



Localizada no Norte da Europa, entre o Mar do Norte e a Suécia, a Noruega é um dos países mais frios do mundo. Mas é também o país com melhor IDH, além de um dos melhores lugares do mundo para se viver. Veja abaixo alguns fatos insólitos e curiosidades que nós selecionamos sobre a Noruega.

A Noruega é uma monarquia constitucional que tem como chefe de estado o rei Harald V e chefe de governo o primeiro-ministro Erna Solberg.

A maior cidade do país é a capital, Oslo.

As cidades mais populosas são Oslo, Bergen e Trondelag.

A Noruega é um país montanhoso, com inúmeros fiordes e mais de 150 mil ilhas no seu litoral.

Os mais altos impostos do mundo são os noruegueses. Em virtude disso, um simples maço de cigarros pode custar em torno de R$ 40 e um cerveja, cerca de R$ 30. Mas quem disse que os noruegueses reclamam? Pelo contrário, quase ninguém reclama. É que os impostos são convertidos em serviços eficientes em educação e transporte, entre outros.

A Noruega é o país com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.

O país também possui um dos maiores indicadores de longevidade do planeta. Homens vivem, em média, 75 anos e as mulheres, 83.

A Noruega é também um dos países com melhor igualdade de gênero do mundo. Homens e mulheres têm salários praticamente iguais, além de que pelo menos 40% das vagas nas empresas são reservadas para as mulheres. E o mais curioso é que quando vão ao restaurante ou bar, homens e mulheres dividem a conta.

Assim como boa parte da população da Escandinávia, os noruegueses possuem origem viking. No auge da era viking, os antepassados dos noruegueses estabeleceram colônias na Islândia e na Groenlândia (bem antes da descoberta da América por Colombo).

Os imigrantes e seus descendentes representam 10% dos 4,5 milhões de noruegueses. Em Oslo, eles são 25% da população. São imigrantes oriundos de mais de 200 países.

A Noruega é o segundo maior exportador de petróleo e quarto maior de gás natural da Europa.

Nos meses mais quentes, o sol não se põe no norte do país. É o famoso sol da meia-noite.

O famoso bacalhau do Porto – muito consumido pelos brasileiros na Páscoa – é, na verdade, pescado na Noruega.

O Brasil consome 30% do bacalhau oriundo da Noruega. Em quilos, isso dá 18 mil toneladas por ano.

A cidade de Aalesund, no Norte da Noruega, vive quase que exclusivamente da pesca do bacalhau.

A cidade mais chuvosa da Europa fica na Noruega. Trata-se de Bergen, a segunda mais populosa da Noruega.

A culinária norueguesa é famosa pelos pratos à base de peixe. Além de bacalhau, os noruegueses apreciam peixes como salmão, arenque e peixe-anjo.

Assim como no resto da Escandinávia, a carne de rena é bastante apreciada pelos noruegueses. O consumo de tetraz (uma ave parente da galinha) também é comum.

O queijo mais popular é feito com leite de cabra. Detalhe: ele possui sabor adocicado.
Você sabia que o prêmio Nobel da paz é concedido em Oslo, na Noruega? Os demais são entregues em Estocolmo, na Suécia.

Chamada de Cruz Escandinava, a cruz na bandeira da Noruega (imagem acima) está também presente nas bandeiras da Islândia, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

Noruegueses famosos: Edvard Munch (pintor), Henrik Ibsen (dramaturgo), Edvard Grieg (compositor), Jostein Gaarder (escritor), A-Ha (grupo de rock de sucesso nos anos 1980).

Nenhum comentário:

Postar um comentário