terça-feira, 3 de março de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E OBRA DE JANE AUSTEN


Curiosidades sobre a vida e obras de Jane Austen
 
A escritora inglesa Jane Austen tornou-se mundialmente conhecida em virtude de livros como Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Mansfield Park e Emma. Veja nas linhas a seguir as curiosidades que nós selecionamos sobre a obra e a vida particular dessa escritora incrível. Você vai se interessar.

Jane Austen nasceu na localidade de Steventon, sul da Inglaterra, em 1775.

Era  a sétima filha de Cassandra Austen e seu marido, o reverendo George Austen. Aos oito anos de idade, foi mandada juntamente com a irmã Cassandra, para um colégio interno.

Amor e Amizade, um dos primeiros romances de Austen, foi escrito quando ela tinha apenas 14 anos de idade.

Os romances de Austen giram em torno de intrigas familiares do meio rural. Dizem que ela certa vez afirmou que só precisava de três ou quatro famílias para desenvolver uma boa história. Curiosamente, seus romances foram escritos nunca época em que a moda eram os livros com histórias de aventuras.

Jane escreveu o romance Elinor e Marianne, sobre duas irmãs, uma guiada pela razão, e a outra, pelo coração. O romance foi publicado em três volumes 15 anos depois com outro título: Razão e Sensibilidade.

Primeiras Impressões, um dos seus mais famosos livros, foi publicado com o título Orgulho e Preconceito. Ele surgiu a partir de uma frase de um livro chamado Cecília, de Fanny Burden, que dizia: “A combinação de toda essa situação desafortunada foi o resultado do orgulho e do preconceito”.

Os primeiros romances não continham o nome da autora, era publicados apenas com o pseudônimo “By a lady” (algo como “Uma senhora”).

Aos 20 anos, Jane se encantou por um jovem chamado Tom Lefroy, sobrinho de uma família amiga. Como viviam numa sociedade moralmente rigorosa, ambos não podiam ficar sozinhos. Consta que teriam se visto apenas quatro vezes.

O relacionamento de Jane e Tom foi retratado no filme Amor e Inocência, em que a escritora é interpretada por Anne Hattaway.

Jane levava uma vida totalmente pacata e, por ser solteira, dependia bastante da família. Era obrigada a segui-la para onde quer que ela se mudasse, mesmo contrariada. Só chegou a ter dinheiro próprio aos 36 anos de idade.

A escritora morreu aos 41 anos, do que até então acreditava-se ser a doença de Addison. Duzentos anos depois, cientistas lançaram a hipótese de que ela talvez tenha sido envenenada acidentalmente por arsênico.

Ao morrer, Jane deixou um romance inacabado: Os Irmãos. A história nunca finalizada teve o título mudado pelos irmãos da autora para Sanditon.

Depois da morte de Jane, a família queimou boa parte das suas cartas. As poucas que restaram foram salvas pela irmã, Cassandra. Acredita-se que tenham feito isso para criar uma imagem impecável e dócil para a escritora.

A única imagem que existe da escritora foi pintada por Cassandra e que, segundo alguns estudiosos, pode não corresponder com a figura de Austen. Uma de suas vizinhas descreveu ela como “uma pessoa alta, seca e com as maçãs do rosto muito salientes”.

Uma imagem mais próxima da escritora (veja acima) foi feita com base no retrato criado por Cassandra. O detalhe é que ela aparece com aliança no dedo, embora nunca tivesse casado.

Fonte: Wikipédia, EBiografias, Galileu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário