segunda-feira, 2 de março de 2020

12 INFORMAÇÕES ÚTEIS E CURIOSIDADES SOBRE O LÚPUS


Informações e curiosidades sobre o lúpus
 
O que é o lúpus? Quais os seus sintomas? Como é o tratamento? Descubra as respostas e veja algumas informações, além de curiosidades sobre o assunto, nas próximas linhas. Você sabia, por exemplo que algumas pessoas conseguem ter uma vida normal mesmo diagnosticadas com lúpus?

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, provocada por um desequilíbrio no sistema imunológico. Em suma, ela ocorre quando o sistema autoimune ataca as células do próprio corpo.

Os sintomas variam de paciente para paciente. Enquanto em algumas pessoas o lúpus provoca sobretudo problemas dermatológicos, em outras causa dores nas articulações. Sabe-se que 30% sofrem agressões na pele e 50% no sangue.

Caso a pessoa tenha foto-sensibilidade, ou seja, problemas de pele devido à exposição ao sol, além de ulcerações na boca e/ou lesões nas regiões laterais do nariz, é bem provável que tenha a doença. Outro sintoma bastante comum são as dores nas articulações.

Lesões renais (problemas na filtração do sangue) e cerebrais (deposição de coágulos no cérebro) também são sintomas muitas vezes associados ao lúpus.

Quando atinge os rins, o lúpus pode comprometer o órgão, levando em muitos casos o paciente a necessitar de um transplante. Quando atinge o cérebro, pode levar a danos sérios como o AVC.

Pessoas com problemas de pele provocados pelo lúpus precisam se proteger contra os raios do sol. A radiação solar é bastante agressiva para elas.

O lúpus é mais comum em mulheres do que em homens. São nove mulheres para cada homem. Suspeita-se que esteja relacionado ao hormônio estrógeno, um importante formador de anticorpos no organismo feminino.

A boa notícia é que 90% dos pacientes que tratam a doença (e seguem corretamente as orientações médicas) não sofrem com os seus sintomas. E o que é melhor: há casos de pessoas que, após o tratamento, que pode levar cinco anos, não voltam a manifestar o lúpus.

O tratamento varia de sintoma para sintoma, de pessoa para pessoa. Pode incluir remédios para tratar as alterações imunológicas (corticoides e imunodepressores, por exemplo) e tratamentos para cuidar das manifestações no organismo (analgésicos, anti-inflamatórios etc).

Pessoas com casos de lúpus na família têm maior risco de desenvolver a doença.

Outra doença autoimune que causa problemas na pele é a psoríase. Com incidência predominante em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, ela deixa lesões de tons rosas ou avermelhadas com escamações brancas. Ela é comum em ambos os sexos.

Famosos que revelaram ter lúpus: Selena Gomez (cantora e atriz), Astrid Fontenelle (apresentadora), Lady Gaga (cantora), Toni Braxton (cantora), Tiê (cantora) e Seal (cantor). Suspeita-se que o compositor clássico Ludwig van Beethoven também teria sofrido da doença.

Para informações mais precisas, acesse: Associação Brasileira Superando Lúpus.

Fontes: Wikipédia, Drauziovarella.com, Bem Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário