domingo, 22 de março de 2020

16 CURIOSIDADES SOBRE OS OURIÇOS E OS INSETÍVOROS


Musaranho

Você sabia que ouriços e porcos-espinhos são animais diferentes? Sabia que a toupeira é praticamente cega? E que os musaranhos são capazes de comer mais do que o próprio peso por dia? Veja essas e outras surpreendentes curiosidades sobre esses animais nas linhas a seguir.

Como o próprio nome dá a entender, os insetívoros são animais que se alimentam de insetos e artrópodes (diga-se, aranhas). São todos de pequeno porte, como o musaranho e o ouriço. O curioso é que praticamente não existem mamíferos dessa ordem no Brasil. Um detalhe importante: a ordem insectívora está deixando de ser usada nas classificações de animais pelos biólogos.

Soricomorfos são animais incluídos na ordem insectívora. São todos de pequeno porte, como o musaranho e a toupeira.

Quando nasce, o musaranho é menor do que uma abelha e pesa somente 2 gramas.

Entre as mais de 50 espécies de musaranhos, algumas não chegam a 2,5 centímetros de comprimento, inclusive na fase adulta.

O mamífero mais comilão do mundo é o musaranho-pigmeu, que come por dia o equivalente ao seu próprio peso. Detalhe: eles é capaz de consumir essa quantidade de alimento a cada três horas.

Acredite se quiser, mas o coração desse pequeno mamífero bate 12 vezes mais rápido do que o humano, chegando a 1.200 batidas por minuto.

O menor pênis entre os mamíferos terrestres é o do musaranho, com apenas 5 milímetros. Em contrapartida, o maior é o do elefante, que pode chegar a 1,5 metro de comprimento.

Musaranhos da espécie Sorex plustris são capazes de literalmente andar sobre as águas. O truque é possível de ser realizado graças ao seu pequeno porte, espessa pelagem, velocidade e um item a mais: o musaranho conserva um pouco de ar debaixo dos pés, mantendo-os curvados.

Outra curiosidade bastante estranha sobre os musaranhos: eles são venenosos. Possuem uma substância nas glândulas salivares que produzem efeito semelhante ao veneno de uma cobra. Felizmente, ela é incapaz de matar um ser humano.

Os ouriços são mamíferos classificados como erinaceídeos. Possuem como principal característica o dorso coberto por espinhos.

Não existem ouriços no Brasil, nem no continente americano. Os animais encontrados em estado selvagem nessa parte do mundo foram introduzidos pelo ser humano.

Ouriços são diferentes de porcos-espinhos. Enquanto os ouriços se alimentam de insetos, os porcos-espinhos são roedores. Outra diferença é que os espinhos dos ouriços não se soltam, ao contrário dos espinhos dos porcos-espinhos.

A toupeiras passam grande parte de suas vidas em galerias e túneis sob a terra. Por viverem debaixo do solo, elas são parcial ou totalmente cegas. Toupeiras também não possuem orelhas.

Toupeiras são animais pequenos, com aproximadamente 15 centímetros de comprimento. Possuem patas dianteiras grandes e com garras projetadas, que ajudam a escavar o solo.

Como possuem o metabolismo rápido, as toupeiras passam a maior parte do dia comendo. Elas se alimentam de insetos de várias espécies, além de anelídeos como a minhoca. Também podem comer raízes e outros pequenos animais.

A gestação das toupeiras fêmeas é bastante rápida, apenas um mês. Os filhotes se tornam independentes aos dois meses de idade.

Fontes: Wikipédia, Superinteressante, Mil Bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário