domingo, 8 de março de 2020

25 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE AS FEZES


Curiosidades e informações sobre as fezes

Percorra os tópicos abaixo e descubra algumas informações curiosas e bastante úteis sobre as fezes. Você sabia, por exemplo, que o problema de intestino preso pode ser resolvido com um consumo maior de fibras?

Fezes – ou cocô, como são popularmente chamadas – são o material restante da digestão expelido pelo intestino através do ânus. Aliás…

A palavra fezes surgiu do latim “faeces” e significa “resíduos”.

O alimento leva 72 horas para se transformar em fezes. Ou seja, a janta de hoje só virará coc… digo, fezes, em três dias.

Entre 150 e 450 gramas de fezes, é o que uma pessoa produz diariamente.

Cinquenta por cento do conteúdo das fezes humanas são constituídos de bactérias.

As fezes são normalmente formadas por bactérias, água e alimentos que o organismo tem dificuldade para digerir. Fibras, por exemplo! Por falar em fibras…

Você sabia que grande parte das pessoas com o conhecido “problema de intestino preso” (que os médicos chamam de constipação) tem dieta pobre em fibras? 

Sabia que o cheiro ruim do cocô (fezes!!!!) é produzido pelos compostos sulfurosos das bactérias presentes nele (nelas!!!)? Quantas bactérias? Não se sabe exatamente, a única certeza é a de que são entre 150 a 500 tipos de bactérias. Por falar nisso…

O que dá cor às fezes é uma substância chamada estercobilina, formada no final da digestão. A estercobilina é resultado da oxidação de um produto da digestão da bílis chamado estercobilinogênio.

É verdade que o odor e a cor das fezes podem indicar se a pessoa tem determinadas doenças? Sim. Odor insuportável pode ser sinal de problemas como fibrose cística, pancreatite e infecções do aparelho intestinal. Quando à variação na cor…

Fezes com cor preta podem ser provocadas por alimentos ricos em ferro, mas também podem ser sinal de hemorragias. Muito amarelas, podem indicar problemas no pâncreas. Verdes resultam da ingestão de vegetais folhosos verdes ou são resultado de problemas como diarreia. Brancas ou cinzas indicam possíveis problemas no fígado como bloqueio no canal que expele a bílis. Vermelhas podem ser indício de hemorragias no trato digestivo inferior. Se você notar alterações na cor da fezes, converse com seu médico imediatamente.

Sangue nas fezes pode ser indício de problemas como fissuras, hemorroidas, ulcerações ou (atenção!) problemas mais graves como câncer. As causas mais comuns de sangramento são as fissuras anais e as hemorroidas. Seja qual for o caso, procure o médico com urgência. 

A presença de muco é normalmente indício de inflamação no intestino, sendo a mais comum a SII, Síndrome do Intestino Irritável. A SII não é uma doença que se possa chamar de grave, mas mesmo assim agende uma visita com seu médico.

O que faz as fezes flutuarem são as bolhas de ar e as gorduras. 

Pode algum alimento tornar as fezes mais fedidas? Sim, vários alimentos ajudam a aumentar o fedorzinho e um deles é a carne.

O profissional que estuda as fezes chama-se icnólogo e o especialista em ânus, reto e intestino é chamado de proctologista.

Os dejetos de animais domésticos como bois e cavalos são usados em diversas partes do mundo como combustível. Na Índia, por exemplo, é possível comprar fezes secas para substituir a lenha na cozinha. Falando em combustível…

As fezes de animais como frangos e porcos são excelentes fontes de combustível. Elas são armazenadas em biodigestores que, com o auxílio de bactérias, produzem gás metano. O metano, por sua vez, ajuda a produzir eletricidade. 

Alguns animais comem fezes. É o caso da hiena, que vira e mexe, come as fezes de herbívoros como gazelas e gnus.

Sabe qual o animal mais cag… digo, sabe qual o animal que produz a maior quantidade de fezes por dia? Se pensou na baleia-azul, acertou. Uma única baleia-azul é capaz de produzir 90 quilos de fezes diariamente.

O artista britânico Nichollas Jamie provou que não dá para produzir perfumes apenas com o vômito da baleia cachalote. Pode-se fazer com fezes humanas! E como ele provou isso? Com os próprios excrementos. Nicholas transformou suas fezes em um perfume chamado Surplus. O slogan do perfume: “Feito com os excessos do corpo”. 

Pessoas podem comer fezes? Não, mas todos nós comemos “coisinhas” que tem tudo a ver com elas. São os tais coliformes fecais presentes em mãos sujas, alimentos mal lavados, embalagens de alguns produtos, lugares mal-higienizados… 

Podemos obter prazer sexual através das fezes? Não e sim. A maioria absoluta das pessoas não vê a menor graça (nem a menor higiene!) nisso, mas há quem se excite com a defecação e mesmo com a ingestão de fezes. Essa tara sexual bizarra é chamada de coprofilia.

Insetos defecam? Sim e pode haver muitas fezes desses bichinhos na sua casa. Sabe aquele pozinho que surge de vez em quando embaixo dos móveis? Ao contrário do que muita gente pensa, não é serragem, mas fezes de cupim.

Já que falamos de fezes e de insetos, você sabia que o Mal de Chagas é provocado por um protozoário presente nas fezes do barbeiro?

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Super Interessante, Galileu, Medicina e Saúde, Saúde é Vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário