sábado, 14 de março de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A ENSOLARADA E RICA FLÓRIDA


Placa de boas-vindas à Flórida
 
O estado norte-americano da Flórida recebe em torno de 60 milhões de turistas todos os anos. Eles visitam principalmente as cidades de Miami e Orlando, dois importantes centros de lazer e turismo. Saiba detalhes e descubra algumas curiosidades sobre a Flórida nos tópicos a seguir.

A Flórida foi inicialmente colonizada pelos espanhóis. A corrente mais difundida argumenta que quem batizou a região com esse nome foi o espanhol Juan Ponce de León, provavelmente em referência à exuberância da flora local. Ela só passou a fazer parte da federação americana a partir de 1819.

Ao contrário do que pensam muitos brasileiros, a capital do estado norte-americano da Flórida não é Miami, mas Tallahassee. Localizada quase na fronteira com o estado da Geórgia, Tallahassee é uma cidade de apenas 182 mil habitantes.

Miami também não é a cidade mais populosa do estado, também ao contrário do que pensam muitos. Jacksonville é a cidade com maior número de habitantes, em torno de 820 mil. Em 2011, Miami possuía cerca de 400 mil habitantes. Mas...

Em se tratando de área metropolitana, a maior é a de Miami. Levando em conta as populações de localidades vizinhas como Boward, Monroe e Palm Beach, a Grande Miami possui 5 milhões de habitantes.

A península da Flórida é praticamente plana. A altitude máxima não chega a 100 metros. Alguns cientistas preveem uma catástrofe caso ocorra um aumento do nível dos oceanos em virtude do aquecimento global. Não só a cidade de Miami, mas boa parte do estado ficará submersa com a elevação das águas. 

O estado é com frequência atingido por furacões monumentais. Só para se ter uma ideia, dos 11 furacões que mais castigaram os Estados Unidos nas últimas décadas, 7 (Frances, Jeanne, Wilma, Rita, Charley, Ivan, Andrew) deixaram algum rastro de destruição na região.

A Flórida é o estado norte-americano que mais recebe turistas. São 60 milhões de pessoas vindas de outras partes dos Estados Unidos e do exterior todos os anos. Só para efeito de comparação, o Brasil recebe apenas 10% disso.

Um levantamento feito por um site de turismo em 2014 revelou quais as três cidades mais procuradas pelos brasileiros  no exterior – duas estão na Flórida: Nova York, Miami e Orlando.

Os estados norte-americanos com maior número de brasileiros residentes são, pela ordem, Nova York, Massachussetts e Flórida. Do total de 1 milhão de brasileiros com residência nos Estados Unidos, 130 mil vivem na região de Miami.

A quantidade de pessoas “out-of-state” é impressionante. A Flórida recebe milhares de aposentados de outras partes dos Estados Unidos, além de milionários com suas mansões e iates. Imigrantes de outras partes do mundo – principalmente da América Latina – são também encontrados ao montes. Por isso é que existem em todo o estado placas com indicações em mais de uma língua.

Juntos, os aeroportos de Orlando e Miami recebem o equivalente a 70 milhões de pessoas por ano. Se fossem um único aeroporto, estariam em segundo lugar no ranking dos mais movimentados do Estados Unidos (o mais movimentado é o de Atlanta, na vizinha Geórgia, com 90 milhões de passageiros).

A maioria das naves espaciais dos Estados Unidos é lançada na base de Cabo Canaveral, na Flórida. O Cabo Canaveral faz parte de uma região chamada Space Coast, onde estão localizados uma base aérea e o Centro Espacial Kennedy.

A cidade de Orlando – onde estão parques como Magic Kindom e Epcot Center, entre outros – possui apenas 1,9 milhão de habitantes em sua região metropolitana. Mas, acredite se quiser, chega a receber em torno de 50 milhões de pessoas por ano.

Os brasileiros estão em terceiro lugar entre os imigrantes que mais gastam não só na Flórida, mas em todos os Estados Unidos. Tamanha é a quantidade de compradores que as lojas locais costumam contratar vendedores que falam português só para atender os brasileiros.

Fontes: Qual Viagem, Viagem e Turismo, Exame, Folha de S. Paulo, Wikipédia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário