Leonardo da Vinci era
filho ilegítimo de uma camponesa chamada Caterina e um tabelião de nome Piero.
Como não tinha sobrenome paterno, Leonardo acabou adotando o Vinci – referência
a localidade de Vinci, onde nasceu. Veja nas linhas abaixo mais algumas
curiosidades e fatos pitorescos sobre o gênio que pintou Monalisa.
Com 16 anos de idade,
Leonardo ingressou no ateliê de Andrea Verrocchio, onde se tornou aprendiz de
pintor e escultor. Dizem que, surpreendido pelo gênio de Da Vinci, Verrocchio
prometeu que nunca mais voltaria a pintar – promessa que, felizmente, não foi
cumprida.
Aos 20 anos,
afiliou-se a Corporação dos Pintores de Florença, onde recebeu encomendas e
conheceu algumas das mais importantes personalidades de seu tempo. Mais tarde,
mudou-se para Milão, onde passou a trabalhar para o duque Ludovico Sforza.
O afresco A Última
Ceia – que mostra Jesus reunido com seus apóstolos e encontra-se no convento de
Santa Maria delle Grazie, em Milão. Como Leonardo usou uma técnica diferente da
comumente usada em afrescos, a pintura começou a descascar pouquíssimo tempo
depois de pintada.
Enquanto alguns
especialistas afirmam que A Última Ceia ficou pronta em três anos, outros
apostam em quatro. Mas o fato é que ela recebeu inúmeros retoques ao longo dos
20 anos seguintes.
Da Vinci conheceu
diversos intelectuais e artistas, entre os quais Rafael e Michelangelo. Consta
que ele e Michelangelo não se bicavam.
Além de Florença e
Milão, Leonardo ainda moraria em Veneza e Roma, mas acabou falecendo na França.
Não existem provas
conclusivas, mas alguns indícios apontam que Leonardo da Vinci era gay. Um
desses indícios é um processo que o acusava de, juntamente com outros três
homens, manter relações homo-afetivas com um rapaz de 17 anos que posava como
modelo num dos ateliês em que trabalhou.
Da Vinci deixou mais
de 13 mil anotações, sobre assuntos como anatomia, mecânica, arte, engenharia,
botânica e urbanismo. Infelizmente, apenas 6 mil sobreviveram até os dias
atuais.
Da Vinci não era
apenas um bom pintor, era um excelente inventor. Entre seus projetos, consta
modelos de máquinas parecidas com helicópteros, bicicletas, canhões e até
automóveis.
Ainda hoje, há quem
acredite que Mona Lisa não é o retrato Lisa Gherardini (a “monna” Lisa), mas um
auto-retrato com feições femininas.
Você já reparou que
Monalisa não possui sobrancelhas? Todos reparam no sorriso de La Gioconda, mas
ninguém repara nas sobrancelhas.
Muitos simbolistas
acreditam na existência de mensagens ocultas em suas obras, tese explorada à
exaustão pelo escritor Dan Brown em seu livro O Código Da Vinci.
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