sexta-feira, 13 de março de 2020

12 CURIOSIDADES SOBRE LIMA, A CAPITAL DO PERU


Praça em Lima
 
Lima, a capital do Peru, é uma das maiores metrópoles da América do Sul. Além de banhada por correntes de água gelada do Oceano Pacífico, está sob constante neblina. Veja alguns fatos e conheça curiosidades sobre a sua história, suas tradições e seu dia a dia.

Lima foi fundada em 1535 como Cidade dos Reis. Recebeu esse nome por ter nascido em data próxima ao Dia de Reis.

Lima é a quinta cidade mais populosa não só da América Latina, como da América do Sul.

Com mais de 8,5 milhões de habitantes em 2016, Lima é dez vezes mais populosa do que Arequipa, a segunda cidade peruana em número de habitantes.

A região metropolitana de Lima é formada pela capital peruana e mais 23 cidades.

Acredite se quiser, mas Lima já ficou décadas sem registrar uma gota de chuva. Apesar disso, a umidade do ar é elevada em virtude de um fenômeno muito comum por lá: a neblina.

Quase 70% da indústria peruana – sobretudo setores como o têxtil, o químico e o alimentar – encontra-se na região metropolitana de Lima.

Assim como Santiago, capital do Chile, Lima sofre bastante com a poluição do ar. Aliás, ela é considerada a capital mais poluída da América Latina.

Localizado em Lima, o Parque de La Reserva foi considerado pelo Guiness Book/Livro dos Recordes com o maior complexo de fontes públicas do mundo em um parque. São mais de 10 fontes coloridas que atraem turistas peruanos e estrangeiros.

O transporte clandestino é ainda bastante comum na cidade. Vans com cobradores gritando os nomes dos bairros nas portas indicam os lugares para onde elas vão. Os preços são cobrados de acordo com a distância percorrida. Tuks-Tuks são encontrados com facilidade, normalmente percorrendo pequenas distâncias.

O principal reduto boêmio da capital do Peru é o bairro Barranco. Além de parques imperdíveis, com belos espelhos d´água, ele reúne alguns dos principais bares, restaurantes e boates da cidade.

Um dos drinques mais pedidos nos bares de Lima é o pisco sour, preparada com pimenta, limão, clara de ovos e pisco, uma aguardente típica peruana. Não seria exagero dizer que o pisco sour é de certa forma a caipirinha peruana.

Entre as cidades-irmãs de Lima constam Buenos Aires, Caracas, Cleveland, Lisboa, Madrid, Manilla e Brasília.

Fontes: Wikipédia, Terra, Danipelomundo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário