terça-feira, 10 de março de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS



Uma das celebrações mais comuns na América do Norte (Canadá e Estados Unidos) é o Dia de Ação de Graças. É quando as famílias se reúnem para a tradicional refeição e para algumas cerimônias religiosas. Veja nos tópicos abaixo algumas curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças.

Conhecido em inglês como Thanksgiving Day, o Dia de Ação de Graças é celebrado na penúltima quinta-feira do mês de novembro.

O Dia de Ação de Graças é a data em que os cristãos agradecem pelos bons acontecimentos do ano, e é comemorado principalmente nos Estados Unidos.

As celebrações do Dia de Ação de Graças surgiram na região da Nova Inglaterra (no nordeste dos Estados Unidos), quando os antigos colonos agradeciam a Deus pelas colheitas do ano. É por esse motivo que a data é festejada durante o outono no hemisfério norte, época em que as colheitas são finalizadas.

O primeiro Dia de Ação de Graças foi comemorado na cidade Plymouth, no futuro estado de Massachusetts, em 1621. Consta que além dos colonos da vila, o banquete pela data reuniu 90 índios.

Acredita-se que o DAG tenha se originado dos antigos festivais da colheita, comuns entre povos pagãos desde a antiguidade. Eles eram celebrados pelos europeus muito antes dos primeiros colonos chegarem a América.

A data foi oficializada como feriado nacional pelo presidente Abraham Lincoln, em 1863. Até então, o Thanksgiving Day era celebrado apenas em alguns estados.

O Dia de Ação de Graças é o segundo feriado mais popular dos Estados Unidos, atrás somente do Natal.

Um dos principais eventos do Thanksgiving Day é a parada de loja de departamento Macy’s, em Nova York. Com bonecos infláveis gigantes (normalmente representando personagens da cultura pop, como o cãozinho Snoopy), ela atrai a atenção de nova-iorquinos e turistas. Detalhe: ela é transmitida pela TV e acompanhada ao vivo por 50 milhões de pessoas.

Outra tradição é o jogo (de futebol americano, obviamente) do Dia de Ação de Graças, quando milhões de pessoas sintonizam a TV para assisti-lo. Em 2015, foram três jogos.

A tradição de perdoar um peru nas vésperas do Dia de Ação de Graças começou em 1947. Todos os anos, o presidente dos Estados Unidos ganha um peru para ser perdoado e mantido vivo numa fazenda. Recentemente, o perdão passou a ser concedido a uma dupla de perus. Aliás...

O prato principal da refeição em família é o peru, mas os norte-americanos também preparam tortas (de maçã, abóbora ou nozes), purê de batatas, batata-doce, abóbora e pão. Frutas típicas como cranberry, blueberry e concord grape também são bastante procuradas.

Você sabia que são mortos 46 milhões de perus todos os anos para os festejos do Dia de Ação de Graças?

Um levantamento realizado recentemente mostrou que 46,9 milhões de norte-americanos viajam durante de carro, trem ou avião para passar a data com suas famílias.

Terminado o Dia de Ação de Graças, é a hora de aproveitar as promoções da Black Friday. Em 2015, quase 140 milhões de norte-americanos foram às compras durante a data.

O Dia de Ação de Graças foi instituído no Brasil em 1949, mas não como feriado. Ele é comemorado por famílias de origem norte-americana e por denominações cristãs como a Igreja Presbiteriana, Luterana e Metodista.

Fontes: Wikipédia, Infoescola, O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário