terça-feira, 17 de março de 2020

42 CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE OS DESENHOS ANIMADOS


Desenhos animados

Conheça detalhes da trajetória de algumas das maiores produtoras de animação do mundo, entre os quais a Disney e a Warner Bros. Descubra curiosidades sobre Mickey Mouse, Pernalonga, Tom e Jerry e outros desenhos. Veja nos tópicos a seguir.

O primeiro desenho animado exibido em projetores chamava-se Fantasmagorie e foi produzido em 1908, na França.

El Apóstol, o primeiro desenho animado em longa-metragem foi produzido na Argentina, em 1917.

Um dos desenhos (e, a bem dizer, personagens) mais antigos de que se tem notícia é o Gato Felix, criado em 1919. Uma curiosidade: no início, o personagem se chamava Master Tom.

O primeiro desenho sonorizado da história foi Stemboat Willy, com o personagem Mickey Mouse. Detalhe: quem fez a voz de Mickey foi o próprio Walt Disney.

O primeiro longa metragem de animação feita por computador foi Toy Story, criação dos estúdios Pixar, de 1995.

William Hanna e Joseph Barbera se conheceram em 1937, e já em 1939 trabalhavam juntos nos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer.

Na década de 1940, a dupla Hanna-Barbera enviou alguns desenhos para a apreciação de ninguém menos que Walt Disney. O furão Disney prometeu viajar a Nova York só para contratá-los, mas não nunca deu as caras.


O desenho Puss Get the Boot fez um sucesso tão estrondoso e teve uma aceitação tão grande que recebeu 22 indicações ao Oscar, ganhando sete.

Puss Get the Boot elevou o gato Tom e o rato Jerry à categoria de astros. Jerry participou de um filme com Gene Kelly chamado Marujos do Amor (título no Brasil) e Tom fez participação em Salve a Campeã.

Você sabia que, no início, Tom e Jerry se chamavam Jasper e Jinx?

A Hanna-Barbera foi fundada em 1944, mas só começou a produzir desenhos para a TV a partír de 1957. O primeiro desenho foi Jambo e Ruivão.

O segundo desenho criado por Hanna-Barbera foi Dom Pixote. A ele se seguiram Plic e Ploc, Zé Colmeia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loo. Eram todos desenhos de curta duração. Os de longa duração só passaram a ser criados mais tarde.

O primeiro desenho a fazer sucesso no horário nobre norte-americano foi Os Flintstones, criado pela HB, em 1960.

Inspirados no sucesso de Os Flintstones, a dupla HB criou outros desenhos com personagens formados por núcleos familiares, só que em diferentes contextos e épocas. Foram eles Os Jetsons e Os Muzzarellas.

Personagens que tocavam instrumentos e faziam parte de grupinhos musicais eram muito comum nos desenhos de Hanna-Barbera. Ou você não se lembra da bandinha de Butch Cassidy? Ou dos grupos musicais de Tutubarão, Josie e as Gatinhas, Os Impossíveis, Charlie Chan…??

A popularidade de alguns personagens da HB fez com que eles aparecessem em mais de uma série de desenhos. É o caso de Zé Colmeia. Além de protagonizar sua própria série, Zé Colmeia foi um dos principais personagens de A Arca do Zé Colmeia e Corrida Espacial.

A Pixar começou com uma divisão da Lucasfilme, do diretor George Lucas. Na época, a empresa se chamava Graphics Group.

A empresa foi comprada por Steve Jobs (da Apple) por US$ 10 milhões e rebatizada como Pixar. Detalhe: Pixar vem do espanhol “pixar”, que significa “fazer pixels”.

O sucesso de Toy Story, o primeiro longa da Pixar, foi tão grande que levou a Disney a prolongar o contrato com a empresa. O contrato de 10 anos estabeleceu que a Pixar produziria cinco novo filmes para a Disney.

O primeiro nome do personagem Buzz Lightyear, de Toy Story, foi Lunar Larry.

Toy Story foi tão bem recebido pela crítica e pelo público que quatro anos depois, foi lançado a sequência Toy Story 2. O curioso é que até 2011, Toy Story (quando estreou Carros 2) foi a única produção Pixar a ter sequências.

Procurando Nemo foi um dos desenhos mais rentáveis da história da animação. O filme arrecadou US$ 70 milhões na sua estreia.

A carreira de Walt Disney no cinema começou não como animador, mas como ilustrador de cartazes de filmes.

Disney fundou com o irmão Roy Disney e o amigo Ub Iwerks, uma produtora chamada Laugh-on-Gram, que animava contos de fadas. Aliás, dizem que foi Ub Iwerks quem fez o primeiro esboço de um ratinho chamado Mortimer.

Segundo alguns biógrafos, Ub Iwerks, sentindo-se lesado por Disney, teria se demitido da empresa dois anos após a criação de Mickey. Ele, porém, voltaria anos mais tarde, quando Disney já era famoso e rico.

Mickey Mouse só não ganhou as telas como Mortimer por que a esposa de Disney não gostou do nome do personagem.

O primeiro longa animado da Disney foi Branca de Neve e os Sete Anões, desenho que demorou três anos para ficar pronto. O orçamento, que no início era de 150 mil, saltou para 1,5 milhão de dólares.

Disney não só ganhou um Oscar pelo desenho Branca de Neve, como levou outras sete mini-estatuetas representando os setes anões. Quem entregou o prêmio foi a atriz mirim Shirley Temple.

A Warner Bros Cartoons (produtora de desenhos como Merrie Melodies) se chamava Leon Schlesinger Productions na época da criação de Pernalonga – década de 1940.

O nome original de Pernalonga é Bugs Bunny.

Por falar em Pernalonga, você sabia que ele foi escolhido numa eleição promovida por uma revista norte-americana como o maior personagem de desenhos animados de todos os tempos?

No original, Gaguinho é chamado de Porky Pig; e Patolino, de Daffy Duck.

Você já ouviu falar em Mel Blanc? Certamente que sim, pois seu nome aparece na maior parte dos créditos dos desenhos da Warner. Pois Mel Blanc foi o dublador original do Pernalonga. Além de dublar o coelho mais famoso do mundo, Blanc também deu voz ao Pica-Pau, Gaguinho, Ligeirinho e Frajola, entre outros.

O Pica-pau (Woody Woodpecker, no original) surgiu em 1940 e foi exibido pela primeira vez no Brasil na década de 1950. Sendo assim, é o desenho que há mais tempo é exibido no país.

Popeye surgiu em 1929. Seu nome vêm de Pop Eye (algo como “olho estourado”). Isso por que, originalmente, Popeye era caolho.

O nome de Olivia Palito em inglês é Olive Oil – Azeite de Oliva.

A série de desenho animado mais antiga ainda em exibição é a norte-americana Os Simpsons, com cerca de 27 temporadas (dado de 2018).

O desenho Os Simpsons surgiu inicialmente em 1987 como uma série de curtas de 30 segundos produzidos por Matt Groening para a série de televisão “The Tracey Ullman Show.”

Para animar um único episódio de Os Simpsons, é preciso produzir 24 mil desenhos e gastar até oito meses de trabalho. Os custos ficam normalmente na casa do 1 milhão de dólares.

Os nomes dos membros da família Simpson foram inspirados em pessoas reais, todos da família do criador Matt Groening. Homer e Marjorie (Marge) eram os nomes dos pais de Matt. Lisa e Maggie são suas sobrinhas. A única exceção é Bart.

Nome dos integrantes da família Barbapapa, desenho exibido no Brasil na década de 70: Barbapapa (rosa), Barbamama (preto), Barbaclic(azul), Barbacuca(laranja), Barbazoo (amarelo), Barbatinta (preto-peludo), Barbalala(verde), Barbaploc (vermelho) e Barbabela (lilás).

Os nomes dos Brasinhas do Espaço, desenho de Hanna-Barbera, exibido nos anos 70: Escoteiro (líder do grupo), Sábio (garoto de óculos), Xereta (garoto loiro), Jenny (menina), Estrelinha (cachorro), Capitão Gancho (vilão) e Estática (seu ajudante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário