domingo, 15 de março de 2020

15 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE OS LOBOS


Lobo

Por que os lobos uivam para a lua cheia? É verdade que eles enxergam bem à noite? Percorra os tópicos a seguir e descubra 15 curiosidades a respeito dos lobos, os ancestrais mais conhecidos de nossos amigos cães.

Lobos são animais da família dos canídeos, a mesma da raposa, coiote, chacal, cão selvagem e cão doméstico. Existem 34 espécie de canídeos.

Para os zoólogos, existe apenas uma espécie de lobo, o cinzento, classificada em várias subespécies. O cão doméstico seria uma delas. De fato, cães e lobos são tão próximos que ambos podem gerar filhotes híbridos.

Lobos-cinzentos são canídeos de grande porte, chegando a pesar 50 quilos e a medir 2 metros de comprimento. Existem 15 subespécies de lobos-cinzentos, quase todas habitam regiões frias.

O lobo-cinzento vive em alcateias, um bando liderado por uma fêmea e um macho adultos. Detalhe: apenas o casal-alfa pode se reproduzir.

As alcateias possuem de seis a oito lobos, mas há casos de grupos com até 20 indivíduos.

Lobos preferem caçar animais de grande porte. Entre um tetraz e um alce, eles optam pelo segundo. O motivo: o alce possui carne suficiente para alimentar todo o bando.

Os casais permanecem juntos por toda a vida. Quando um deles morre, o outro procura um novo parceiro.

Lobos são animais capazes de percorrer longas distâncias, normalmente a 10 quilômetros por hora. Durante uma perseguição, podem ultrapassar a velocidade 60 quilômetros por hora.

Os uivos do lobo-cinzento podem ser ouvidos a uma distância de até 1 quilômetro.

Por que lobos uivam em noites de lua cheia? Porque a luminosidade da lua facilita a caçada noturna. O uivo serve para convocar o grupo para a caça. 

A visão do lobo é apurada, permitindo-lhe enxergar bem à noite. A audição aguçada faz com que consiga escutar sons imperceptíveis para o ouvido humano, como o cair de uma folha durante o outono.

Lobos são tímidos. Eles normalmente fogem da presença humana e só atacarão uma pessoa caso se sintam ameaçados.

Lobos são animais extremamente territoriais. Eles marcam seus territórios – que vão de 40 a mais de 1.000 quilômetros quadrados – com urina e fezes. Muitas vezes, uivam só para alertar possíveis grupos rivais quem é que manda no pedaço.

Em cativeiro, os lobos podem viver até 20 anos. Nos ambientes selvagens, no entanto, a vida é bem mais curta. Eles dificilmente passam de oito anos.

Fontes: Mundo Estranho, Wikipédia, Super Interessante, Mil Bichos, Enciclopédia Ilustrada Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário