domingo, 8 de março de 2020

35 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES DELICIOSAS SOBRE A CULINÁRIA JAPONESA


Curiosidades sobre a culinária japonesa

Quais os principais pratos da culinária japonesa? O que é um sushi, um sashimi, um tempurá? Quais os pratos mais populares entre os japoneses? Descubra as respostas para essa e outras perguntas sobre a maravilhosa culinária do Japão nas próximas linhas.

Chamado de choshoku, o café da manhã japonês é composto de arroz branco cozido, missochiro, peixe assado e legumes em conserva. Para beber, os japoneses servem chá branco ou chá verde.

O principal ingrediente da culinária japonesa é o arroz. Originário do próprio Japão, é um dos alimentos mais consumidos do mundo, ao lado do milho e do trigo. O arroz é muito utilizado no preparo do sushi.

O sushi tem origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe no arroz avinagrado. É preparado com arroz, vinagre, alga marinha – chamada de nori – e outros ingredientes, principalmente peixe.

Existem diversos tipos de sushi, entre eles o futomaki, o hossomaki, o huramaki, o kappamaki, o temaki etc. Os mais consumidos entre os brasileiros são o uramaki, o hossomaki e o temaki.

Sashimi é basicamente o peixe cru cortado em fatias finas e servido com molho e guarnições. Pode também ser feito de frutos do mar como polvo.

Chamado popularmente de shoyu, o molho de soja é preparado com soja com cereais fermentados, sal, xarope de glicose e água.

Usado como acompanhamento do sushi e do sashimi, o wasabi é um tempero em pasta feito da planta Wasabia japonica. Possui sabor ardido e não deve ser consumido em grandes quantidades. É, no entanto, considerado digestivo e altamente bactericida.

O gengibre é usado para limpar as papilas gustativas entre um prato e outro. Os japoneses acreditam que ele realça o sabor natural dos alimentos.

Originário da China, o tofu é um cubo branco feito de soja. Parece mais um queijo de soja. É usado em diversos pratos – no missoshiro, por exemplo – e consumido até mesmo como acompanhamento do sushi.

O azuki é um tipo de feijão de cor escura originário do Japão. É muito utilizado em doces e possui alto valor nutricional.

Feitos de arroz socado numa espécie de pilão, o moti caiu nas graças dos brasileiros. Trata-se de um doce feito apenas de arroz polvilhado com açúcar (o-sonae moti) ou com recheios de diversos sabores – morango, por exemplo (ko-moti). Existem também o moti recheado com feijão azuki (anko-moti) e o colorido, coberto com farinha de soja (kinako-moti).

Já o shiitake é uma espécie de cogumelo. É apreciado em diversas formas, inclusive grelhado. Outro tipo de fungo popular no Japão é o shimeji.

O missoshiro é uma sopa feita com hondashi – um tempero à base de peixe –, algas, cebolinha e tofu. Costuma ser servido bem quente.

O saquê é uma bebida tradicional do Japão, obtido a partir da fermentação do arroz. Atualmente, existem mais de 1.500 fabricantes de saquê no Japão.

Um dos pratos mais populares nos festivais japoneses é o yakitori. Trata-se de um espeto de carnes, legumes ou miudezas grelhado na brasa do carvão vegetal. É comumente acompanhado de molho tare (um molho agridoce à base de shoyu).

O kushikatsu também é feito no espeto, com a diferença de que leva normalmente pedaços de carne de porco e legumes empanados e fritos no óleo.

O yakiniku – também chamado de churrasco japonês – consiste em pedaços de carne assados na grelha e servidos com molho tare.

Okonomi significa “o que você gosta”, e yaki significa “grelhado”. O okonomiyaki é uma espécie de panqueca feita na chapa, com bastante ingredientes.  Além de ovos e farinha, o okonomiyaki tem em sua receita legumes, repolho picado, carne, bacon e o que a pessoa desejar.

O tempurá é bastante conhecido dos brasileiros. São frutos do mar e tiras de legumes empanados e fritos.

O sukiyaki é um ensopado de verduras, legumes e carnes em fatias finas. Muitas vezes, é acompanhado de udon, um macarrão típico do oriente. É bastante consumido no Japão.

Criado por Momofuko Ando, o ramen (lamen, no Brasil = macarrão do tipo Miojo) é um dos pratos preferidos dos japoneses. Ele é normalmente servido bem quente, em forma de sopa com pedaços de carne e legumes.

Um dos pratos orientais mais populares em todo o mundo é o yakissoba. Consiste em macarrão grelhado com pedaços de carne – de frango, boi ou porco – e legumes. Leva shoyu na receita.

O takoyaki são pedaços de polvo fritos em uma chapa e recheados com gengibre, cebolinha e raspas de tempurá.

Existem diversos tipos de restaurantes no Japão. Boa parte é especializada num determinado prato da culinária do país. O restaurante do tipo sushi-ya, por exemplo, é especializado em sushi. O yakitori-ya serve basicamente yakitori. O ramen-ya tem como especialidade o ramen. O tempura-ya é especializado em tempurá.

O sushi mais caro do mundo é vendido nas Filipinas. Ao preço de R$ 4,5 mil, ele é feito de peças de sushi nigiri decoradas com diamantes e envoltas em folhas de ouro 24 quilates.

Em 1543, os portugueses chegaram à ilha de Tanegashima, sendo o primeiro povo europeu a estabelecer contato com o Japão. Eless deixaram fortes influências na língua e na culinária. A maior influência na culinária foi o tempura.

A influência da China sobre o Japão foi maior ainda. Além dos ideogramas, os chineses exportaram o hashi, o macarrão tipo lámen, o yakisoba, o tofu, o shoyu e até a tradicional cerimônia do chá.

O atum é um dos peixes mais ameaçados do mundo. A pesca intensa está tornando os cardumes cada vez menores. O principal consumidor mundial de atum é o Japão, que utiliza o peixe principalmente no sushi.

Tóquio é uma das cidades com maior número de bares e restaurantes do mundo. Enquanto São Paulo possuiu algo em torno de 27 mil bares e restaurantes, Tóquio possui mais de 150 mil. Aliás, a cidade com maior número de restaurantes agraciados com estrelas do exigente guia Michelin de restaurantes de luxo é justamente Tóquio – o dobro de Paris.

Antes das refeições, os japoneses costumam dizer “itadakimasu”, expressão cuja tradução é entendida como “eu humildemente recebo”. O “itadakimasu” nasceu provavelmente do respeito budista por todos os seres vivos. É uma forma de agradecer aos animais e plantas que deram a vida para alimentá-los.

Os japoneses gostam de experimentar a culinária de outros países, bem como variações de pratos e ingredientes locais. Ao contrário dos brasileiros, eles não fazem cara feia diante de uma nova iguaria. Muito pelo contrário. Por isso, é comum encontrar no Japão guloseimas e bebidas nos mais exóticos sabores, como Kit-Kat sabor batata, refrigerante de pepino, sushi de carne de cavalo, sashimi de rã etc.

Os imigrantes japoneses trouxeram muito mais do que o sushi e o sashimi para o Brasil. Trouxeram, por exemplo, o caqui, a tangerina poncã, a maçã fuji e até a uva-Itália.

Um dos pratos mais consumidos no estado do Mato Grosso do Sul é o sobá – uma iguaria de origem japonesa.

O alimento mais consumido em residências, bares e restaurantes de São Paulo é a pizza.  O segundo alimento mais consumido só pode ser o churrasco, certo? Errado. Apesar do grande número de churrascarias – são 500 em toda a capital paulista –, o segundo alimento mais popular entre é o sushi. São produzidos cerca de 17 mil sushis por hora na cidade.

Obs: os dados são de 2015.

Fontes: Wikipedia, Super Interessante, Veja São Paulo, Made in Japan, Japão em Foco, Kodai Sushi, Folha de S. Paulo etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário