segunda-feira, 3 de agosto de 2020

DESCUBRA 18 CURIOSIDADES SOBRE O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Bandeira do Espírito Santo

Localizado na região Sudeste, o Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o quarto menor estado do país, e tem a cidade de Vitória como capital. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades sobre o Espírito Santo. Algumas são bem interessantes.

 

O Espírito Santo é o quarto menor estado do Brasil, maior apenas que Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro.

 

De acordo com o portal do governo do estado do Espírito Santo, "capixaba significa terra limpa para plantação, roçado, roça". Os índios da região chamavam a suas plantações de milho e mandioca de capixaba e "com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam a região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo".

 

A primeira cidade do estado foi a Vila do Espírito Santo (a atual Vila Velha), que deu nome à capitania, à província e ao estado. Ela foi também a primeira capital regional.

 

A atual capital do Espírito Santo é a cidade de Vitória.

 

Um dos poucos estados brasileiros onde a capital não é a maior cidade é o Espírito Santo. A maior cidade capixaba é Serra.

 

As maiores cidades do estado são, por ordem: Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória e Cachoeiro do Itapemirim.

 

Vitória é uma das três capitais-ilhas do Brasil, ao lado da maranhense São Luís e da catarinense Florianópolis.

 

Poucas pessoas sabem, mas o Espírito Santo foi um dos estados brasileiros que mais recebeu colonos alemães. Ele possui também um grande contingente de descendentes de italianos.

 

O que nem todos sabem também é que o Espírito Santo é o estado com maior proporção de evangélicos do Brasil.

 

As cidades capixabas de Anchieta e Presidente Kennedy foram recentemente apontadas pelo IBGE entre os dez maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do país.

 

O Produto Interno Bruto do Espírito Santo é de aproximadamente US$ 82 milhões (dado do ano de 2014), posicionando-se como o 11º maior do Brasil.

 

Enquanto o litoral capixaba é plano, o interior é montanhoso. O estado abriga algumas das montanhas mais altas do Brasil.

 

Localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a Serra do Caparaó abriga o terceiro pico mais alto do país: o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Detalhe: a maior parte do parque fica em território capixaba

 

Um dos produtos artesanais mais representativos do estado é a panela de barro. A fabricação da panela passa de geração para geração, de pai para filho. É numa panela de barro que convém servir o prato mais conhecido do estado: a moqueca capixaba.

 

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, Vitória é a segunda capital com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, depois de Florianópolis. Ainda de acordo com a FGV, ela é também a nona melhor cidade para se trabalhar.

 

Vitória foi considerada pela ONU como a quarta melhor cidade do país para se viver.

 

Os times de futebol com maior número de torcedores são o Vitória Futebol Clube e o Rio Branco Futebol Clube. O único que chegou a participar de um Campeonato Brasileiro foi o Vitória.

 

As cores da bandeira do Espírito Santo simbolizam as cores das vestes de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital Vitória. O lema "Trabalha e Confia" foi inspirado na doutrina de Santo Ignácio de Loyola: "Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus".

 

 

FONTES: UOL, Wikipédia, Brasil Escola, Governo do Estado do Espírito Santo

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário