segunda-feira, 24 de agosto de 2020

21 CURIOSIDADES SOBRE O USO DO AZEITE AO LONGO DA HISTÓRIA

Azeite
 

Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a utilização do azeite ao longo da história, bem como sobre a sua devida preservação. Você sabia, por exemplo, que as mulheres gregas usavam o azeite como protetor solar? Sabia também que o azeite mantém a sua qualidade se for armazenado em ambientes escuros?

 

A azeitona é cultivada há mais de 8 mil anos.

 

Existem mais de 400 espécies de oliveira, mas a única que produz os frutos e óleos que consumimos é a da espécie Olea europaea.

 

Uma oliveira é capaz de viver mais de mil anos.

 

Frutos? É isso mesmo que você leu na curiosidade acima: a azeitona é uma fruta, ou drupa (um tipo de fruto carnoso e com um caroço no centro).

 

Todas as azeitonas são verdes, ficando negras com a maturação. Ou o correto seria dizer que todas são negras?

 

As palavras azeite e azeitona vieram do árabe. Mas por que dizemos “azeite de oliva”  ao invés de “óleo de azeitona”, já que o azeite é um tipo de óleo? Por hábito. Aliás, seria estranho (e redundante) se chamássemos o produto de “azeite de azeitona”.

 

Você sabia que para extrair um litro de azeite são necessários de 5 a 6 quilos de azeitonas?

 

O que é um azeite virgem? Anote: é aquele extraído por métodos físicos, não químicos. Ele possui entre 1% e 2% de uma substância chamada de ácido oleico. Se essa concentração for inferior ou igual a 1%, o azeite é chamado de extra-virgem.

 

Você sabia que alguns povos pré-mesopotâmicos costumavam untar seus corpos com azeite de oliva para… se proteger do frio?

 

Na Grécia Antiga, as mulheres usavam azeite como protetor solar, alisador de cabelos e aromatizante da pele.

 

Durante as guerras, os gregos costumavam queimar as olivas dos inimigos para matá-los de fome.

 

Quanto aos romanos, eles tinham o hábito de utilizar o azeite como analgésico e cicatrizante.

 

A madeira da oliva foi utilizada na construção do tabernáculo do templo de Salomão.

 

Por falar nisso, você sabia que o azeite é citado na Bíblia, no Alcorão e até no Código de Hamurabi?

 

O astronauta Neil Armstrong deixou um ramo de oliveira na Lua para simbolizar a paz. Mas temos que lembrar que o ramo da oliveira sempre foi um símbolo de paz entre os cristãos.

 

Ao contrário do vinho, o azeite não melhora com o passar do tempo. O azeite é um produto que deve ser consumido o mais rapidamente possível. A validade do produto é de 24 meses.

 

Os melhores recipientes são os escuros.

 

Para manter a qualidade, o azeite deve ser guardado em ambiente escuro.

 

Quer aprender a preparar um ótimo repelente de mosquitos? Então, faça uma lamparina de azeite. O óleo queimado é um formidável repelente, melhor até que muitos inseticidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário