quinta-feira, 13 de agosto de 2020

40 INFORMAÇÕE ESTRANHAS E CURIOSIDADES SOBRE O FENÔMENO UFO

ovni

Você sabia que uma das cidades com maior número de aparições de UFOS no Brasil é São José dos Campos, no interior de São Paulo? Aliás, você sabe o que é um contato de terceiro grau? Veja o nosso rol de informações e curiosidades a respeito. Temos certeza de que você vai se surpreender.

 

OVNI é a sigla para Objeto Voador Não Identificado, também chamado de UFO (sigla de Unidentified Flying Object) em inglês.

 

A expressão disco voador (flying saucer) é usada para definir o OVNI como um objeto  com características semelhantes a pires ou pratos voadores.

 

Além do formato disco voador, foram classificados outros dois tipos de OVNIs: o cigarrete (naves longas, normalmente em forma de charuto) e as esferas (naves no formato de bolas).

 

Ufologia é o estudo dos registros visuais, evidências físicas e relatos relacionados aos objetos voadores não identificados.

 

Contatos imediatos é uma expressão normalmente usada para se referir a contatos de seres humanos com supostas naves e seres alienígenas. Os contatos imediatos de zero grau são avistamentos de naves à longa distância. Contatos de primeiro grau é quando as testemunhas avistam detalhes da espaçonave. Contatos de segundo grau, é quando o possível OVNI pousa e deixa vestígios de sua passagem. De terceiro grau são as observações de tripulantes/ETs na nave. Os de quarto grau ocorrem quando há contato direto e comunicação com os tripulantes. Com os de quinto grau ocorrem viagens na nave e contatos normalmente chamados de abduções.

 

A abdução acontece quando a pessoa é levada por entidades não-humanas contra a vontade para o interior do OVNI, onde é submetida a experiências e exames clínicos.

 

São José dos Campos, no interior de São Paulo, é a cidade com maior número de relatos de abduções do mundo.

 

Os países com o maior número de fenômenos OVNIs (contatos de zero a quinto grau) são os Estados Unidos, México, Peru, Brasil, Rússia e Chile.

 

Os ufólogos estimam que o número de ocorrências/contatos em todo o mundo esteja na casa dos 8 milhões desde 1947.

 

Ninguém sabe o porquê, mas mais de 60% dos casos de avistamentos de OVNIs ocorrem nos Estados Unidos.

 

Pesquisas feitas no final da década de 1990 revelaram que 12% dos norte-americanos acreditam que já viram UFOs e outros 48% acreditam nos relatos de quem afirma ter visto.

 

Segundo o Centro para Estudos Ufológicos de Chicago, a maior parte das aparições de OVNIs ocorrem por volta de 9h da noite ou 3h da madrugada.

 

Personalidades que afirmaram já terem avistado OVNIs: Jimmy Carter (ex-presidente dos Estados Unidos), Elba Ramalho (que, aliás, disse já ter sido abduzida), Gilberto Gil, Gal Costa, Suzana Alves (a Tiazinha) e Maria Bethânia.

 

O fenômeno UFO mais conhecido do mundo (e o preferido dos ufólogos, é claro) é o caso Roswell, supostamente ocorrido na cidade de mesmo nome, no oeste dos Estados Unidos. Aconteceu em 1947, quando um balão com um radar que estava sendo testado para espionar a União Soviética caiu em um rancho. Um assessor do exército espalhou que se tratava de uma espaçonave e… pronto, criou-se o mito Roswell! O sujeito foi desmentido, mas mesmo assim ufólogos dos Estados Unidos e de diversas partes do mundo teimaram em investigar o fenômeno por conta própria. O caso Roswell inspirou diversas publicações, filmes e séries. Existe até uma minissérie para a TV chamada Roswell, exibida nos Estados Unidos entre 1999 e 2002.

 

No Brasil, o caso que mais deu o que falar foi o do ET de Varginha, no interior de Minas Gerais. Segundo relatos da imprensa, três garotas teriam avistado um ser com protuberâncias na cabeça, pele marrom e olhos vermelhos num terreno baldio da cidade. O incidente teria acontecido no mesmo dia em que diversos moradores relataram avistamentos de possíveis OVNIs. Também foi noticiado uma estranha movimentação de soldados do exército, policiais e carros do corpo de bombeiros no mesmo momento e mesma região do incidente. Falou-se que o ET teria sido capturado pelas autoridades e levado a algum lugar secreto (alguns boatos apontaram a Universidade de Campinas/UNICAMP) onde foi estudado e mantido em sigilo. A história ganhou inúmeras versões, até se transformar em uma das principais e mais difundidas lendas urbanas no país.

 

Outros casos de grande repercussão no Brasil foram a Noite Oficial dos UFOs e a Operação Prato. A Noite Oficial dos UFOs ocorreu em 1986, quando radares detectaram cerca de 20 OVNIs nos céus de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O incidente durou cerca de 3 horas e, segundo os ufólogos, a Força Aérea chegou a acionar diversos aviões de combate para seguir os objetos. No dia seguinte, ele foi confirmado pelo próprio ministro da Aeronáutica. Mais tarde, o governo justificou que pode ter havido uma falha nos radares. A Noite Oficial dos UFOs ainda intriga estudiosos do assunto no Brasil e no exterior.

 

Operação Prato foi o nome dado à investigação de uma série de aparições de supostos OVNIs nos Estados do Pará e do Maranhão em 1977. Brasília enviou diversos estudiosos para o local, que acabaram confirmando as aparições.

 

Você provavelmente já ouviu falar da Área 51. Não? Pois a Área 51 é uma base secreta no estado norte-americano de Nevada onde, acredita-se, são realizadas pesquisas e feitos testes com tecnologia alienígena. Muitas pessoas já declararam ter visto objetos estranhos sobrevoando o local. O governo nega, mas o fato é que o local realmente serve de base para operações secretas das forças armadas dos Estados Unidos.

 

Uma curiosidade muito interessante sobre a Área 51: ela já foi citada em uma infinidade de filmes, séries e desenhos animados. A lista de produções é longa: Arquivo X, Taken, Transformers, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Hellboy, Independence Day, Os Simpson, Ben 10, Johnny Quest, Jovens Titãs, Futurama e Coragem, o Cão Covarde.

 

Existe em Paris, na França, uma loja só com produtos alusivos à discos voadores. Chamada de “Você fala marciano?”, a loja vende brinquedos, souvenires, objetos de decoração, bonés, chaveiros, uma infinidade de produtos com ETs e discos voadores.

 

A cidade de Roswell, no Novo México, tem uma série de atrações turísticas relacionadas a naves alienígenas e ETs. Além de um museu dedicado a eles, a cidade conta com lojas onde é possível comprar canecas, camisetas, adesivos… o que você imaginar sobre ETs.

 

Conhecida por causa do “ET de Varginha”, a cidade mineira de Varginha possui uma estátua em homenagem ao “ilustre visitante”, além de vários pontos de ônibus e uma caixa d’água gigantesca em formato de disco voador. Diversas lojas vendem souvenires do visitante alienígena.

 

Outras cidades e locais que ganharam fama por supostas aparições de naves e OVNIs: Peruíbe (SP), Serra do Roncador (MT), Guarabira (PB) e Itaara (RS). Itaara abriga o Museu Internacional de Ufologia, que conta com painéis temáticos, réplicas de ETs e computadores com acesso a chats sobre o assunto, além de centenas de documentários sobre UFOs.

 

O Triângulo das Bermudas é uma área do Oceano Atlântico entre o estado norte-americano da Flórida, a ilha de Porto Rico e o arquipélago das Bermudas que ficou famosa pelos súbitos desaparecimentos de aviões, barcos e navios. Ocorreram mais de 50 eventos dessa natureza, a maioria entre 1945 e 1950. Muitas teorias foram criadas para explicar o fenômeno e um deles é justamente a ação de extraterrestres.

 

Gostaria de ver um OVNI? Quer ter alguma tipo de contato alienígena, ainda que seja de primeiro grau? A principal dica é: afaste-se dos centros urbanos. A probabilidade de um disco voador aparecer no Centro de São Paulo é infinitamente menor do que em um local ermo, sem poluição e com boa visibilidade. Os avistamentos são mais frequentes em lugares com pouca luminosidade, céu límpido e sem poluição como a Serra do Roncador, no Mato Grosso. Se não avistar nenhum ET, você pelo menos poderá ter contato de primeiro grau com a natureza, e observar satélites (aquelas estrelinhas que “andam” no céu), estrelas cadentes e animais noturnos como corujas e morcegos.

 

SETI é um projeto que visa analisar sinais enviados por possíveis civilizações alienígenas.  A sigla em inglês significa Search for Extra-Terrestrial Intelligence, que quer dizer Busca por Inteligência Extraterrestre. Os sinais são recebidos por radiotelescópios como o de Arecibo, em Porto Rico.

 

Os participantes do Instituto SETI fizeram uma declaração de “princípios” sobre como devemos nos comportar durante o contato com seres de outros planetas. Nela, constam os seguintes conselhos: certifique-se de que o sinal que você recebeu é realmente de origem alienígena antes de anunciar a descoberta; a confirmação deve ser espalhada imediatamente a toda a imprensa e canais científicos; antes de levar a notícia ao público, porém, recomenda-se avisar outros estudiosos do assunto; e, por último, deve-se fazer um estudo minucioso da mensagem antes de enviar qualquer resposta.

 

Circulou recentemente na internet um falso boato de que a ONU teria criado um órgão e até um embaixador para “assuntos extraterrestres”. O organismo seria a UNOOSA (Agência das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior) e o embaixador (ou embaixatriz), a astrofísica malaia Mazlan Othman. Ela seria a responsável pela diplomacia no caso de um provável primeiro contato. Ocorre que a UNOOSA realmente existe e Othman é, de fato, sua responsável, mas a função do órgão é promover a cooperação internacional no uso pacífico do espaço e fortalecer o uso da ciência e tecnologias espaciais. Nada de embaixador para assuntos extraterrestres, portanto!!

 

O escritor suíço Erich von Däniken ficou famoso nos anos 70 graças ao livro Eram os Deuses Astronautas?. Nele, Däniken levanta a hipótese de que a Terra foi visitada por extraterrestres em diversas ocasiões no passado. As provas seriam as Pirâmides do Egito, as linhas de Nazca, os moais da Ilha de Páscoa e o monumento de Stonehenge. Däniken argumenta que obras monumentais como as pirâmides egípcias só podem ter sido construídas com a ajuda de tecnologia alienígena. As linhas de Nazca seriam, do seu ponto de vista, sinais e pistas de pouso de naves extraterrestres.

 

Em um livro chamado Aparições, Erich von Däniken sustenta que boa parte das aparições marianas ao redor do mundo tem origem extraterrestre. O maior exemplo seria a aparição da “Virgem” em Fátima, Portugal. Testemunhas afirmam que em 13 de outubro de 1917, em Fátima, o sol ficou avermelhado e fez manobras em alta velocidade até sumir entre as nuvens. As suspeitas de Däniken e de muitos outros ufólogos é de que tenha sido um disco voador.

 

A maioria das pessoas que tiveram contato de quarto e quinto graus descreve os ETs como seres de cabeça grande, pele muito cinza e sem nenhum pelo no corpo. Mas há variações nas descrições. Algumas são de alienígenas de dois metros de altura e pele cinza, outra de humanóides louros que se parecem com humanos.

 

Em 1938, o cineasta Orson Welles, diretor do clássico Cidadão Kane, assustou a população norte-americana com uma apresentação por rádio do clássico Guerra dos Mundos – do original de H. G. Wells. Muita gente entrou em pânico. Milhares chegaram a acreditar que a Terra estava sendo invadida por seres alienígenas.

 

Filmes sobre contatos imediatos: Fogo no Céu, Marte Ataca, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, ET – o Extraterrestre, Contatos Imediatos de Quarto Grau, Guerra dos Mundos, Starman, Pequenos Invasores, AI – Inteligência Artificial, Transformers, O Predador…

 

Personagens da cultura pop que vieram “de outros planetas”: Superman, National Kid, Pequeno Príncipe, ET, Alf (ele mesmo, o ETeimoso), Surfista Prateado, Stitch e Tio Martin (de Meu Marciano Favorito), entre outros.

 

Os lugares do Sistema Solar mais propícios à vida extraterrestre são o planeta Marte, além das luas Europa (do planeta Júpiter), Titã (do sistema da Saturno) e Tritão (de Netuno).

 

Segundo os astrônomos, é impossível que uma nave vinda de outro sistema planetário faça uma visitinha a Terra. Eles argumentam que as longas distâncias, além da dificuldade de obter a energia necessária para a viagem, tornam essa possibilidade praticamente nula.

 

Não são poucas as seitas e religiões que sustentam a crença de que a humanidade veio do espaço ou é descendente de alienígenas. Uma delas é a cientologia. Segundo os cientologistas, os humanos seriam reencarnações de seres de outros planetas chamados tethans.

 

O Movimento Raelino prega que os humanos são seres criados através de manipulação genética à imagem dos elohim (palavra hebraica que significa “aqueles que vieram do céu”). Os raelianistas creem também que seu líder, o jornalista francês Rael, tem contato com extraterrestres e que os ETs voltarão para a Terra em 2035. A seita possui seguidores em mais de 80 países.

 

Até agora foram descobertos em torno de mil planetas fora do Sistema Solar, mas os astrônomos suspeitam que esse número seja infinitamente maior. Alguns acreditam que a maior parte das estrelas possui planetas girando ao seu redor. Levando em conta que as galáxias menores possuem cerca de 100 bilhões de estrelas e as maiores, como a M87, trilhões de astros… quantos planetas você acha que existem no Universo? Um lembrete: existem outras 100 bilhões de galáxias no Universo visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário