segunda-feira, 17 de agosto de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A POLUIÇÃO PROVOCADA PELO PLÁSTICO

Praia poluída por embalagens de plástico


Você sabia que quase 100% da superfície dos oceanos está poluída por plástico? Sabia que 90% dos detritos marinhos são feitos desse mesmo material? Veja a seguir fatos e curiosidades, algumas estarrecedoras, sobre a poluição provocada pelo plástico.

 

Acredite se quiser, mas 90% de todos os detritos encontrados em mares e oceanos são feitos de plástico.

 

Para cada quilo de plâncton e alga marinha existem nada menos que 6 quilos de plástico e outros materiais sintéticos nos oceanos.

 

Cientistas franceses encontraram em apenas 1 quilômetro quadrado do oceano Ártico, 50 mil fragmentos de plásticos. Isso representa uma taxa dez vezes maior do que o esperado.

 

Acredita-se que 88% da superfície dos oceanos esteja poluída com plástico. Na maior parte dos casos, o lixo é carregado para longe de suas áreas de origem. Ou seja, uma embalagem plástica descartada no Japão pode facilmente ir parar no litoral dos Estados Unidos.

 

A quantidade de lixo é tamanha no oceano Pacífico que chega a formar um lixão com uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, maior do que o estado do Pará.

 

De acordo com o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento francês (IRD), o lixo plástico mata mais de 1,5 milhão de animais marinhos por ano.

 

Como o plástico se quebra em pedaços cada vez menores, acaba sendo digerido pelos peixes. E o pior é que, com o consumo de peixes, esses mesmo resíduos terminam no estômago humano.

 

Sacolas plásticas são responsáveis pela morte de 1 milhão de aves marinhas e 100 mil tartarugas por ano.

 

A maior parte do lixo encontrado nos mares e oceanos é formado por plástico pesado (em torno de 70%), que acaba indo para o fundo dos oceanos.

 

Pouca gente sabe, mas 20% da poluição dos oceanos tem como origem navios de grande porte como cargueiros e transatlânticos.

 

São distribuídas 1,5 milhão de sacolas plásticas por hora no Brasil. Por ano, são 13 bilhões de sacolas. Grande parte vai parar em rios, mares e oceanos.

 

A população brasileira cresceu 9,65% entre os anos de 2003 e 2013. O lixo gerado pelos brasileiros, no entanto, aumentou 21%. Nesse mesmo período, o lixo descartado por cada pessoa num único dia aumentou de 955 gramas para 1,23 quilo.

 

Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plástico por ano. Detalhe: mais de 80% é utilizado apenas uma vez.

 

O Brasil produz 25 mil toneladas de lixo por dia. A maior parte vai parar nos aterros e lixões, poluindo o solo e os lençóis freáticos. Boa parte desse lixo é carregado pela água das chuvas, poluindo rios e oceanos.

 

Você sabia que 1/3 da poluição do rio Tietê, em São Paulo, é gerada pelo lixo que a população joga nas ruas?

 

Fontes: Planeta, Veja edição especial Sustentabilidade, Plastivida, G1, O Globo, Planeta Sustentável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário