domingo, 2 de agosto de 2020

15 CURIOSIDADES MUITO INTERESSANTES SOBRE GANA

Bandeira de Gana

Gana é um pequeno país do leste da África, que faz fronteira com fronteira com o Togo e a Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Acra. Descubra nos tópicos a seguir um rol de curiosidades sobre Gana, algumas muito interessantes.

 

Com 238 mil quilômetros quadrados, Gana é um dos menores países da África. Uma curiosidade: ele é menor do que o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

 

A maioria da população fala algum dos vários idiomas locais (asante, ewe, boron, fante…), mas a língua oficial do país é o inglês.

 

A maior parte dos ganenses é cristã (cerca de 71%), mas existem muitos muçulmanos (17%) e pessoas sem religião (5%).

 

O maior grupo étnico de Gana é o akan. Existem, no entanto, outros 52 grupos vivendo no minúsculo espaço territorial ganense.

 

As maiores cidades de Gana são, pela ordem: Acra, Kumasi, Tamale, Takoradi e Ashiaman.

 

A moeda ganense é chamada de cedi.

 

O maior lago artificial do mundo é o lago Volta. Só para se ter uma ideia, enquanto o lago brasileiro Itaipu possui 1.350 quilômetros quadrados, o ganense Volta possui 8.500  quilômetros quadrados.

 

Gana é geograficamente plana. Metade do país fica a apenas 152 metros acima do nível do mar e sua altitude mais elevada é de 883 metros.

 

O clima permanece quente e úmido durante grande parte do ano. Mas, quanto mais ao norte, mais quente e seco se torna o território ganense.

 

Gana é um grande exportador de minérios, principalmente ouro, diamante, manganês e bauxita.

 

Gana é o segundo maior produtor mundial de cacau, atrás somente da vizinha Costa do Marfim.

 

Os ganenses são conhecidos pela produção do kente, um tecido colorido usado em turbantes, batas e vestidos. A principal produtora é a cidade de Kumasi, no centro do país.

 

Uma das bebidas mais consumidas  no país é o pito, uma espécie de cerveja local.

 

Um dos principais pratos da culinária de Gana é o kelewele, que é basicamente banana frita temperada com pimenta e gengibre.

 

A seleção de Gana participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo em 2006, na Alemanha, mas já em 2010 conseguiu chegar às quartas de final do torneio, na África do Sul.

 

Um comentário: