segunda-feira, 24 de agosto de 2020

15 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A CIDADE DE PORTO ALEGRE

 

Capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre possui em torno de 3,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana, formada por 32 municípios. É uma das capitais mais dinâmicas do país, bem como local de nascimento de personalidades como a cantora Elis Regina. Confira as nossas informações e curiosidades sobre ela.

 

Existem algumas divergências em relação à origem do nome Porto Alegre, mas alguns historiadores afirmam que esteja mesmo na beleza do local, às margens do rio Guaíba. Outros dizem que é uma referência à alegria do povo, formado no início por imigrantes açorianos.

 

Você sabia que antes de ser batizada de Porto Alegre, a cidade foi chamada de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais?

 

Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil.

 

Porto Alegre é a décima capital mais populosa do país, com uma população que gira em torno de 1,5 milhão de pessoas. Com 3,7 milhões de pessoas, a sua região metropolitana, no entanto, é a quarta maior.

 

A região metropolitana de Porto Alegre é formada por 32 municípios, entre eles São Leopoldo, Viamão, Canoas, Charqueadas, Esteio, Cachoeirinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Gravataí e Santa Rita da Patrulha.

 

O maior e mais populoso bairro da cidade é o Rubem Berta, com mais de 80 mil habitantes. São também bastante populosos os bairros de Sarandi, Restinga, Partenon, Santa Tereza, Petrópolis, Vila Nova e Centro.

 

De acordo com um ranking divulgado em 2013 pelo PNUD, Porto Alegre é a sexta capital com melhor qualidade de vida do Brasil. As cinco primeiras são Florianópolis, Vitória, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

 

Porto Alegre é ao lado de Curitiba, Goiânia, João Pessoa e Campo Grande uma das capitais mais verdes do Brasil.

 

Os seus morros mais elevados possuem em torno de 300 metros – como o Morro do Santana –, mas a cidade de modo geral está a apenas 10 metros acima do nível do mar.

 

A menor temperatura já registrada na capital gaúcha foi -4º em 11 de julho de 1918. Não fez tanto frio, mas chegou a nevar em 24 de agosto de 1984.

 

A maior e mais antiga fábrica de chocolates do Brasil, é a Neugebauer, localizada na Zona Norte de Porto Alegre.

 

Entre as principais atrações turísticas da capital gaúcha estão o Parque Farroupilha, o Mercado Público Central e o caís do porto. Uma das maiores referências é o Monumento ao Laçador, uma estátua feita em homenagem ao gaúcho típico.

 

O modelo da estátua do Monumento ao Laçador foi o radialista, compositor, folclorista e pesquisador Paixão Cortês, originário da cidade de Livramento.

 

Personalidades nascidas em Porto Alegre: Elis Regina (cantora), Mel Lisboa (atriz), Walter D´Ávila (comediante), Lupicínio Rodrigues (compositor), Ieda Maria Vargas (ex-miss Brasil), Larissa Maciel (atriz), Ronaldinho Gaúcho (jogador de futebol), Tizuka Yamazaki (cineasta), Luís Carlos Prestes (ativista político), Caco Barcellos (jornalista), Fernanda Lima (modelo e apresentadora), Daiane dos Santos (ginasta olímpica), Walmor Chagas (ator), Luís Fernando Veríssimo (escritor), Júlia Lemmertz (atriz), Carlos Reichenbach (cineasta), Sheron Menezes (atriz), Adriana Calcanhoto (cantora), Rafael Cardoso (ator).

 

Entre as cidades irmãs de Porto Alegre estão Austin (Estados Unidos), La Plata (Argentina), Punta Del Este (Uruguai), São Petersburgo (Rússia), Kanazawa (Japão) e Suzhou (China). A única cidade-irmã brasileira é Natal, capital do Rio Grande do Norte.

 

Fontes: Wikipédia, Exame, Curtopoa.com, Prefeitura de Porto Alegre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário