domingo, 23 de agosto de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE SÃO LUÍS, CAPITAL DO MARANHÃO

 

Capital do estado do Maranhão, São Luís recebe milhares de turistas por ano. Razões para isso não faltam. Além de possuir um charmoso centro histórico, ela é porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Possui ainda uma vida cultural intensa, a começar pelos festejos de São João. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades sobre essa bela cidade.

 

São Luís, também conhecida como São Luís do Maranhão, é a única cidade brasileira fundada por franceses.

 

Ela recebeu esse nome em homenagem ao rei francês Luís IX, também chamado de São Luís.

 

O local onde a cidade foi erguida era povoado há dezenas de anos pelos índios tupinambás, que habitavam a aldeia de Upaon-Açu. Os arredores eram habitados pelos índios potiguares.

 

Com 1,1 milhão de habitantes, São Luís é a cidade mais populosa do estado do Maranhão.

 

Além da própria capital maranhense, a região metropolitana de São Luís engloba cidades como São José de Ribamar, Santa Rita, Rosário, Icatu e Alcântara. Detalhe: no total, ela possui 1,6 milhão de habitantes.

 

São Luís fica na ilha de Upaon-Açu (“Ilha Grande”, em tupi-guarani), onde localizam-se também os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

 

Os bairros mais populosos da cidade são Monte Castelo, seguido do Bairro de Fátima.

 

Um dos ritmos preferidos pela população local é o reggae. Não é sem motivos que sua região é chamada de Jamaica brasileira. As rádios sempre tocam músicas nesse ritmo. Vale lembrar que São Luís é o único local onde as pessoas dançam reggae agarradinhas (nos outros lugares, é uma dança individual).

 

O Centro histórico de São Luís é famoso no Brasil todo pelos seus velhos casarões. Mas o que chama mesmo a atenção dos turistas são as fachadas com azulejos. Encontrados preferencialmente na cor azul, eles incorporam a influência da cultura portuguesa na arquitetura maranhense.

 

São cerca de 4.000 construções no centro histórico de São Luís, grande parte reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Uma das mais belas construções é o Palácio dos Leões, erguido em 1612, e que atrai atualmente mais de 30 mil visitantes por ano.

 

O teatro Arthur Azevedo – cujo nome homenageia um dos maiores escritores e dramaturgos maranhenses – é um dos mais antigos do Brasil. Ele foi inaugurado em 1817, ou seja, há mais de 200 anos.

 

Joaquim Silvério dos Reis, conhecido como o traidor de Tiradentes, passou os seus últimos dias em São Luís. Ele foi provavelmente enterrado na igreja de São João, no centro histórico da cidade.

 

São Luís é também chamada de Cidade dos Azulejos, Ilha do Amor, Atenas Brasileira, Jamaica Brasileira, Capital Brasileira do Reggae ou simplesmente São Luís do Maranhão.

 

Fontes: Wikipédia, O Imparcial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário