terça-feira, 25 de agosto de 2020

12 FATOS INTERESSANTES E CURIOSOS SOBRE A BIOGRAFIA DE TIRADENTES

 

A imagem que temos de Tiradentes é de um homem barbudo sendo conduzido à forca. Mas será que ela corresponde à realidade? E quem foi esse conhecido personagem da história brasileira? Descubra detalhes e curiosidades sobre a sua biografia nas linhas que se seguem.

 

Joaquim José da Silva Xavier nasceu na fazendo Pombal, nas proximidades de São José Del Rei do Rio das Mortes, atual cidade de Tiradentes, no ano de 1746.

 

Joaquim era o quarto dos sete filhos do casal Domingos da Silva Santos e Antônia Encarnação Xavier, que morreram cedo, deixando-o órfão aos 11 anos de idade.

 

Aprendeu o ofício de dentista com o tio e o padrinho. Além de arrancar dentes estragados, fazia próteses com marfim ou osso de boi. Um detalhe: a sua fama de dentista não era das melhores.

 

O apelido Tira-dentes surgiu do ofício de dentista.

 

Além de dentista, exerceu as atividades de médico, tropeiro, garimpeiro e alferes, o equivalente a subtenente.

 

Conquistou o posto de alferes no Regimento de Cavalaria, a tropa paga de Minas Gerais.

 

Joaquim nunca se casou, mas teve dois filhos: João, com a mulata Eugênia Joaquina da Silva; e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo.

 

Entre os pensadores que fizeram a sua cabeça estão John Locke, Rousseau e Montesquieu.

 

Dezenas de inconfidentes foram presos mas o único condenado à morte foi Tiradentes. Os demais tiveram suas penas alteradas para degredo. Depois de morto, ele teve o corpo esquartejado e a cabeça exposto em público em Vila Rica (atual Ouro Preto).

 

Ao contrário do personagem barbudo que existe no imaginário nacional, o verdadeiro Tiradentes subiu no patíbulo com a barba e o cabelo raspados.

 

Assim que o corpo ficou suspenso, o carrasco jogou-se sobre ele e o agarrou, aumentando o peso e apresando a morte do condenado.

 

O dia 21 de abril tornou-se feriado nacional em 1890, um ano após a Proclamação da República. Por sinal, Tiradentes era venerado pelo movimento republicano, que o adotou como mártir cívico-religioso e anti-monarquista.

 

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Aventuras na História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário