sexta-feira, 7 de agosto de 2020

18 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E A OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR

José de Alencar
  

Veja nas linhas a seguir curiosidades sobre o escritor José de Alencar. Você sabia, por exemplo, que Alencar era chamado de Cazuza na infância? Sabia também que ele foi deputado e senador durante o reinado de D. Pedro II? Confira.

 

José Martiniano de Alencar nasceu na cidade cearense de Messejana em 01 de maio de 1829. Messejana é atualmente um bairro da cidade de Fortaleza, capital do Ceará.

 

Era filho ilegítimo de D. Ana Josefina de Alencar e José Martiniano de Alencar, sacerdote da igreja católica.

 

Seu apelido de infância era Cazuza.

 

Ao 11 anos de idade, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, onde viveu por um longo tempo. José acompanhou o pai, que elegeu-se senador.

 

Logo na sua estreia como jornalista, em 1855, foi redator-chefe do Diário do Rio de Janeiro.

 

Cinco Minutos, seu primeiro livro, foi lançado em 1856. Menos de dois anos depois, publicou mais dois romances: O Guarani e A Viuvinha.

 

Romances como Cinco Minutos, O Guarani e A Viuvinha foram inicialmente lançados no formato folhetim, algo muito comum durante o século XIX.

 

Elegeu-se deputado estadual pelo Ceará e candidatou-se senador do Império. Foi também ministro da Justiça.

 

Conta um boato nunca confirmado que Mário de Alencar, filho de José Alencar, seria filho ilegítimo de Machado de Assis.

 

Vítima de tuberculose, Alencar viajou para a Europa em busca da cura, mas acabou falecendo em 12 de dezembro de 1877 com apenas 48 anos de idade.

 

Além de romances, Alencar escrevia resenhas, críticas, crônicas e peças de teatro. Entre as suas peças, vale destacar As Asas, O Crédito e O Demônio Familiar.

 

A peça As Asas foi censurada três dias depois da estreia por ser considerada imoral. Ela conta a história de uma prostituta que se “regenerava” por amor.

 

Entre os seus romances históricos e indianistas estão O Guarani, Iracema, As Minas de Prata, A Guerra dos Mascates e Ubirajara.

 

Entre os romances regionalistas, vale destacar O Gaúcho, O Tronco do Ipê, Til e O Sertanejo.

 

Dos seus romances urbanos estão Cinco Minutos, A Viuvinha, Lucíola, Diva, A Pata da Gazela, Sonhos D’Ouro, Senhora e Encarnação.

 

Você sabia que a novela Senhora, adaptada do romance de José de Alencar, foi uma das produções que “inauguraram” o horário das novelas das 18h da Rede Globo?

 

Uma das mais famosas praias de Fortaleza é a da Iracema, que recebeu esse nome em homenagem ao personagem do livro do mesmo nome.

 

Entre as mais famosas óperas do compositor clássico brasileiro Carlos Gomes está O Guarani, uma adaptação da obra de mesmo nome escrita por Alencar. O Guarani estreou no teatro Scalla, de Milão, na Itália, em 1 870.

 

Fontes: Wikipédia, Folha de Negócios, Brasil Escola.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário