A Somália está localizada na porção mais oriental do continente africano, numa região às margens do oceano Índico conhecida como Chifre da África. É um dos países mais pobres e instáveis do planeta. Saiba mais e descubra algumas curiosidades sobre ele.
A capital somali é a cidade de Mogadíscio.
As cidades mais populosas são Mogadíscio, Hargeisa, Merca, Berbera e Kismayo. Mais de 10% da população vive em Mogadíscio.
O grupo étnico predominante é o somali.
Existem na Somália quatro regiões disputando autonomia: Galmudug, Maakhir, Puntlândia e Somalilândia. Localizada no norte do país, a Somalilândia é reconhecida por muitos governos como um país independente.
A religião predominante é o islã de vertente sunita.
A moeda local é o xelim somaliano.
A Somália é considerada o país mais corrupto do mundo, ao lado da Coreia do Norte. Ela recebeu a pior nota do Índice de Percepção da Corrupção, um relatório que mede os níveis de corrupção em 168 países.
O Global Peace Index (GPI) apontou a Somália como o sexto país mais perigoso do mundo para se viver. Entre os principais motivos estão a forte atuação de grupos extremistas islâmicos no interior e de piratas no litoral.
A pirataria torna o frete dos navios que circulam pelo litoral da Somália mais caro. Sozinha, essa atividade rende cerca de US$ 200 milhões por ano ao país.
O analfabetismo atinge mais de ¾ da população local.
As guerras e a fome tornaram a Somália um dos países mais miseráveis do mundo no início dos anos 2010. Acredite se quiser, mas a renda per capita local é de apenas US$ 110 por ano.
Outro dado triste sobre a Somália: 35% das crianças morrem antes de completar 5 anos de idade. No ranking de mortalidade infantil feito pela Onu em 194 países, ela fica na posição 187.
A Somália é ao lado de Iraque, Síria e Afeganistão, entre outros, um dos países que mais originam refugiados. Em 2011, eles somavam mais de 1,07 milhão de pessoas.
A pecuária responde por boa parte do PIB do país. Aliás, a Somália possui o maior rebanho de camelos do planeta, com mais de 6 milhões de animais.
Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, R7.
,
ResponderExcluir