quarta-feira, 26 de agosto de 2020

18 CURIOSIDADES APETITOSAS E MUITO INTERESSANTES SOBRE A PIZZA

Pizza

 

Um dos alimentos mais populares em todo o mundo é a pizza. É possível encontrar pizzarias até no sertão nordestino. Mas qual a origem desse alimento? Qual foi a maior pizza preparada até hoje? Entre aqui e descubra 18 coisas curiosidades bastante interessante a respeito.

 

Tudo leva a crer que os criadores da pizza foram realmente os italianos. Mas existem inúmeras hipóteses para explicar a chegada de alimentos semelhantes naquele país.  Uma delas relata que foram os egípcios os criadores da pizza “primordial”, outra dá os créditos aos gregos, enquanto uma terceira credita a invenção aos fenícios. A mais verossímil, no entanto, é a quarta hipótese, que argumenta que o ancestral da pizza foi o pão turco, levado pelos italianos ao porto de Nápoles durante as Cruzadas.

 

As pizzas de antigamente eram quadradas e comidas como um sanduíche. Os primeiros a acrescentarem molho de tomate e orégano à massa foram os napolitanos. Aliás, foi em Nápoles que nasceu a primeira pizza redonda de que se tem notícias. O inventor foi o pizzaiolo Rafaelle Sposito, que usou as cores da bandeira italiana – o branco do queijo, o verde do manjericão e o vermelho do tomate – e lhe deu o nome de Margherita em homenagem à rainha de mesmo nome.

 

O maior pedido de pizza do mundo ocorreu em San Diego, Estados Unidos, em 2006. Um  cliente (na verdade, uma empresa que promovia uma comemoração com os funcionários) encomendou sozinho 13.500 pizzas. Para atender o mega-pedido a pizzaria Papa John's precisou produzir 56 pizzas por minuto e utilizar o forno de 15 pizzarias próximas.

 

O recorde de distância de uma entrega de pizza foi feito pela pizzaria Domino's de Londres. O local da entrega? Melbourne, na Austrália (ou seja, do outro lado do mundo). Para chegar a seu destino, a pizza percorreu cerca de 16.950 quilômetros.

 

O local mais improvável para a entrega de uma pizza foi o espaço. O feito é da norte-americana Pizza Hut, que entregou o pedido na Estação Espacial Internacional (ISS), em 2001.

 

A maior pizza do mundo foi preparada em Joanesburgo, África do Sul, em 1990. Ela levava 500 quilos de farinha, 800 quilos de queijo,  900 quilos de molho de tomate e tinha 37 metros de diâmetro.

 

A maior do Brasil foi preparada em 2014 na cidade de Canela, estado do Rio Grande do Sul. Ela tinha 156 quilos e media 3,11 metros de diâmetro.

 

Já o recorde  de “comilança de pizza” é do japonês Takeru Kobayashi. Ele comeu uma pizza inteira em “apenas” 2,3 minutos. Esse mesmo Kobayashi foi seis vezes recordista de “comilança de hot dog”.

 

A pizza mais cara do mundo chamava-se Pizza Royale 007. Preparada pelo italiano. Domenico Crolla, ela leva ingredientes como caviar mergulhado em champanhe, lagosta conservada no conhaque, salmão escocês defumado e algumas gramas de flocos de ouro de 24 quilates. A iguaria foi vendida num leilão beneficente por U$ 4.200.

 

Já a pizza mais cara vendida comercialmente leva quatro tipos de caviar, lagosta fresca, salmão e wasabi (huuum, deve ser ardida!). O valor: U$ 1.000. Onde? Pizzaria Nino's Belissima, em Nova York.

 

Acredite, a mais antiga pizzaria do mundo funciona desde 1830 na cidade de Nápoles.

A maior rede de pizzarias do planeta é a norte-americana Pizza Hut. Ela está presente em quase 100 países e possui 12 mil filiais. Só no Brasil são (por enquanto) 70 pizzarias.

 

Por medo da concorrência, a Pizza Hut nunca abriu filial na Itália.

 

A cidade onde mais se consome pizza no mundo é Nova York. O segundo lugar pertence a São Paulo. Agora, em se tratando de país, o maior consumidor mundial é o Brasil.

 

Os moradores de São Paulo devoram em torno de 1 milhão de pizzas por dia. Isso dá mais ou menos 40 mil pizzas por hora.

 

Você sabia que 10 de julho é o Dia da Pizza? Nesse dia, o consumo de pizza na cidade de São Paulo aumenta 20%.

 

Aliás, quantas pizzarias existem em São Paulo? Anote aí: 5 mil. Em todo o estado, esse número chega a 12 mil. No Brasil, são 50 mil.

 

Os sabores mais pedidos nas pizzarias de norte a sul do país são, pela ordem: calabresa, margherita, portuguesa, frango com catupiry e mussarela.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário