A Guatemala é um país de natureza exuberante, história fascinante e natureza riquíssima. Sua capital é a Cidade da Guatemala. Suas origens estão intimamente ligadas à civilização maia. Percorra as próximas linhas e descubra as nossas curiosidades a seu respeito. São muito interessantes.
A palavra Guatemala vem do náuatle Quauhtlemallan, que significa "lugar com muitas árvores". O náuatle é uma língua da família asteca.
A capital do país é a Cidade da Guatemala (seu nome oficial é La Nueva Guatemala de la Asunción), onde vivem cerca de 2,5 milhões dos 14 milhões de habitantes do país.
As pessoas nascidas na Guatemala são chamadas de guatemaleses, guatemalenses e guatemaltecos.
Mais de 40% da população é constituída de ameríndios, quase todos descendentes dos maias.
Mais de 90% dos guatemaltecos são cristãos, embora ainda existam praticantes de antigas religiões maias.
Uma curiosidade interessante: grande parte dos habitantes das áreas rurais do país ainda fala idiomas maias.
A Guatemala é um dos países mais pobres das Américas. É sabido, por exemplo, que 46% da população ainda vive abaixo da linha da pobreza.
Dois terços das exportações do país tem origem no campo. Os principais produtos agrícolas são o açúcar, o café, a banana e o milho.
A moeda do país é o quetzal – mesmo nome de um pássaro de plumagem verde e vermelha comum na América Central. O quetzal é uma ave que não sobrevive em cativeiro e que, para muitos, representa a liberdade.
Apesar de pequeno, o país abriga quase duas dezenas de ecossistemas, além de lagos, montanhas e vulcões. No total, são 33 vulcões.
O ponto mais alto da América Central e da Guatemala é o monte Tajamulco, com 4.220 metros de altitude. O Tajamulco é, na verdade, um vulcão extinto.
As areias das praias banhadas pelo oceano Atlântico são claras e das praias banhadas pelo Pacífico, escuras.
A Guatemala é um dos países com maior número de ruínas maias da América Central e do Norte.
A bebida típica da Guatemala é o ti punch, uma mistura de concentrado de cana de açúcar, suco de limão e rum.
Um dos estilos musicais preferidos dos jovens guatemaltecos é o reggaeton, uma variante do reggae jamaicano com influencia do hip hop norte-americano.
A bandeira da Guatemala (imagem acima) é constituída de três faixas: uma branca e duas azuis. A faixa branca simboliza a paz e o fato da Guatemala ser uma terra entre dois oceanos – o Atlântico e o Pacífico. No centro vemos a representação do pássaro quetzal e a data da independência do país: 15 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário